header top bar

Damião Fernandes

section content

João DE DEUS, o forte

17/06/2013 às 22h28

Há pessoas que não são somente pessoas. São músicas. Assim como a música, há pessoas que trazem em sí o poder de nos encantar com suas notas, timbres e com sua vida toda entregue e toda inteira do início ao fim. Em cada som que seus atos reverberam há sempre um misto de amor, ternura e força. Assim, sendo músicas, suas vidas nos revelam algo bem maior que eles mesmos. Suas vidas servem para apontar o infinito.

Quando fiquei sabendo da páscoa do querido irmão João DE DEUS, eu estava em sala de aula. Na ocasião, uma colega de trabalho aproximou-se de mim e me disse: “ João DE DEUS acabou de falecer” (Não conseguí dizer uma palavra se quer. Fiquei verdadeiramente silenciado) então ela continuo: “É um chamado né? ” Mais uma vez, silenciosamente lhe acenei com a cabeça confirmando o que acabara de falar.

João DE DEUS foi um homem que fez de sua vida uma resposta a um chamado urgente: Ser um homem-música que salva e liberta tantos outros homens e mulheres de seus grilões cotidianos. João, foi esse homem-música que quando não estava a nos ensinar com suas palavras e com seus atos, nos ensinava com a sua musicalidade que possibilitava-nos contemplar a beleza de Deus e a ternura de um homem que incansavelmente fazia como a sua, a luta de tantos sem voz e sem grito.

Minhas memórias neste instante, correm desenfreadamente trazendo momentos preciosos e indeléveis vividos sob a companhia fecunda de sua amizade e de suas canções. Como não recordar com saudade, as inúmeras missas e procissões cantadas nas festas em todo dia 13 na Matriz de Nossa Senhora de Fátima na companhia de João DE DEUS. Ora fazendo aquela “segunda voz” inconfundível, ora sendo o ancora na retransmissão das Missas dominicais que eram e ainda são retransmitidas pela Difusora Radio Cajazeiras.

Como não recordar com o coração profundamente saudoso de sua voz inconfundível cantando “Ave Maria Gratia Plena Dominus Tecum” e sua empolgante e contagiante presença no Coral São João de Deus, do qual foi criador, que com grande prazer eu fui um dos seus integrantes e partilhei da sua presença amiga e sempre disponível em ser solícito e atencioso. João DE DEUS é uma daquelas raras pessoas que nos modificam a cada instante partilhado com ele. Uma daquelas raras pessoas que vivem tal qual seus nomes significam: João DE DEUS, um homem de um imenso coração paterno que no fazia lembrar um pouco do Coração de Deus.

Sentirei saudades. Mas no coração a certeza, de que sua vida está guardada em Deus e somente a Ele seus olhos deverão contemplar e com sua voz inconfundível e cheia de ternura poderá adora-lo. João DE DEUS, DE TODOS.

Vaí em paz meu amigo!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: