header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Jogo sujo

18/05/2018 às 10h21

Curso de Educação Física promove o JIFA – JOGOS INTERNOS DA FAFIC

Um esquema poderoso e que envolvia muito dinheiro. De um lado, dirigentes; do outro, justamente aquele que deveria primar pela imparcialidade: o árbitro de futebol. A reportagem do Fantástico mostrou no domingo dia 13 como funciona o esquema de corrupção e manipulação de resultados no futebol paraibano. A reportagem teve acesso aos documentos e às escutas telefônicas. Foram mais de 100 mil conversas de 115 telefones monitorados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba.

A reportagem apresenta alguns jogos onde houve uma forte interferência nos bastidores. De acordo com as investigações, o Botafogo-PB foi o maior beneficiado – ou, pelo menos, aquele que mais agiu para tirar proveito. Num dos trechos gravados pela Polícia, aparece uma conversa suspeita entre o vice-presidente de futebol do Botafogo-PB, Breno Morais, e o então presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, José Renato Soares – que acabaria afastado do cargo no dia 20 de abril. Para o delegado Marcos Paulo Vilela, as escutas e os documentos apreendidos na operação desencadeada no dia 9 de abril já são suficientes para comprovar a corrupção no futebol paraibano. Para o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico, os crimes estão claros. O esquema, ainda de acordo com as investigações, funcionava há pelo menos três anos. Mas nem sempre dava certo, como aconteceu na partida entre Atlético de Cajazeiras e Sousa, também no dia 18 de fevereiro. Novamente era o Botafogo-PB o interessado no resultado, dessa vez, na vitória do time da casa – pelo mesmo motivo, uma vez que o Sousa também brigava com Nacional e Botafogo-PB pela classificação. Breno fala pelo telefone com José Renato Soares: – Quem tem que ganhar é o Atlético. Aqui tem uma premiação de tanto para você.

É assim que tem que fazer – disse Breno, supostamente orientando o então presidente da Comissão de Arbitragem no que teria que dizer para o juiz do jogo. A reportagem do Fantástico procurou Breno Morais, mas ele não atendeu os recados deixados em seu telefone e nem retornou as ligações. Em seu depoimento à Polícia, o dirigente preferiu o silêncio. – Prefiro exercer o meu direito de ficar em silêncio. Em nota, o Botafogo-PB disse que “preza pela ética e que ninguém pode ser condenado antes do fim de um processo”. São 85 pessoas investigadas pela polícia e pelo Ministério Público. Dirigentes, ex dirigentes e árbitros.

Mas, até aqui, nada indica que os jogadores tinham conhecimento de todo esse esquema. Um dos delegados à frente do caso, Lucas Sá confirma isso. As investigações da polícia mostram que o esquema não se limitava apenas a manipulação de resultados no Campeonato Paraibano. Chegou até a CBF e colocou em xeque a prova para árbitros. José Renato estaria de posse da prova da CBF e liga para Renan, para que ele responda às questões. Em depoimento à Polícia, José Renato Soares negou qualquer tipo de vazamento de informação sobre a prova. O juiz Renan Roberto diz desconhecer a gravação. A CBF, por sua vez, suspendeu todos os árbitros da Paraíba .

Jogos da FAFIC

Com uma solenidade prestigiada pela direção, professores, funcionários, alunos e demais convidados, foram abertos na segunda feira dia 14, os Jogos da Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras, cuja coordenação do evento é da professora Ray Andrade. As competições estão se desenvolvendo nas modalidades do Futsal, Futebol, Atletismo, Voleibol, Handebol e Atletismo e as modalidades de quadra se realizam no Ginásio da FAFIC enquanto que as provas de Atletismo e os jogos de Futebol estão sendo realizados no Estádio Higino Pires Ferreira. Os jogos acontecem até esta sexta feira dia 17 e o encerramento vai acontecer com a entrega de premiação aos vencedores das provas individuais e dos jogos coletivos.

Recuperada

Tenho sempre comentado aqui da excelência do trabalho que vem sendo realizado pelo incansável Ninha, secretário de esportes desta cidade de Cajazeiras. Neste momento, a boa notícia é quanto a recuperação da quadra de esportes do distrito de Engenheiros Ávidos. Foi realizada alguns retoques e a quadra de jogo foi toda ela pintada, inclusive, pelo próprio secretário que mais uma vez “colocou a mão na massa”. Estou sendo sabedor que em breve ele trabalha para oficializar uma notícia de um projeto que vem sendo um sonho de todos os cajazeirenses e cajazeirados a mais de uma década, pelo que o secretário me falou faltam apenas pequenos detalhes para a sua concretização.

BOLA DENTRO

Para a exibição do Flamengo contra o Emelec. O meu Mengo fez um jogo muito no estilo Flamengo. Raça e vontade. Fazia anos que não assistia um Flamengo com tanta determinação e entrega dos seus jogadores. Vale a NOTA 10!

BOLA FORA

Para a saída dos “Liras” da direção e do comando do Atlético Cajazeirense de Desportos e, justo quando o clube está prestes a completar 70 anos de sua fundação. Um golpe duro. Lá vem sofrimento para os amantes do Mais Querido do Sertão. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: