header top bar

Damião Fernandes

section content

Juventude que adora

20/09/2010 às 08h51

Como é desesperador e desolador a realidade de nossos jovens. Como estão sendo vítimas evidentes de uma sociedade hedonista, individualista e totalmente controversa aos valores cristãos. São insistentemente convidados, e porque não dizer, induzidos á conduzirem suas vidas ao calabouço da desesperança da vida vazia. O documento de Aparecida vai afirmar que as crises, pelas quais passa a família hoje em dia, produzem neles profundas carências afetivas e conflitos emocionais.

É público e notório que a cidade e a sociedade na qual a Comunidade Católica Siloé está inserida, apresenta uma juventude com as mesmas características referidas, se não pior, e que precisam urgentente conhecer e experimentar da novidade do Evangelho de Jesus Cristo, a novidade de que Deus é amor. Um Amor se revela como uma atitude pessoal e perene de esvaziamento em direção ao outro. Esse o é movimento substancial que se processa n’Ele mesmo em direção do homem. 

Os jovens precisam fazer a experiência de algo que dê sentido ás suas vidas ou então verão naufragados os seus sonhos, ideais e perspectivas. Essas questões colocadas por Bento XVI na ocasião da XXIII JMJ nos parecem reveladores e atuais: “Estais a construir as vossas vidas sobre alicerces firmes, estais a construir algo que há de durar? Estais a viver a vossa existência de modo a dar espaço ao Espírito no meio dum mundo que quer esquecer Deus ou mesmo rejeitá-Lo em nome de uma falsa noção de liberdade? Como estais a usar os dons que vos foram dados, a «força» que o Espírito Santo está pronto, mesmo agora, a derramar sobre vós? Que herança deixareis aos jovens que virão? Qual será a diferença impressa por vós?”

O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO JUVENTUDE QUE ADORA traz ecoando em sua proposta aquelas palavras de Jesus: Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja” e as palavras da Regra de Vida da Comunidade Católica Siloé: “ […] levar o Eucarístico aos que não o conhecem e/ou não o amam, com um sacrário vivo […] Isso é lapidar as almas para o Eucarístico nas duras rochas e minas que este mundo possui: tornar as pedras brutas em jóias ofertadas ao altar do Eucarístico.” E ainda as palavras: “ É nossa meta maior propagar um amor desmedido a Jesus Eucarístico” .

O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO JUVENTUDE QUE ADORA quer ser um simples instrumento de evangelização e de lapidação de almas nas mãos de Deus. Ser um meio de resgate e de conversão para muitos jovens. Utilizando método e linguagem próprio da cultura e realidade dos jovens, anunciando com coragem e espírito profético o Evangelho de Jesus Cristo e o Carisma Siloé. Pois a Igreja tem especial necessidade do dom dos jovens, de todos os jovens.

Por fim, todos nós sabemos o quanto é importante e vital para a vida do jovem, que este, faça uma profunda e forte experiência como o Amor de Deus logo nos períodos intermediários entre sua Adolescência e Juventude. Pois é aqui que se inicia a construção mais duradoura e solidificação resistente de seus valores morais-éticos, político-social e religioso.

Para saber mais

Acesse: www.juventudequeadora.com.br  

e siga-nos http://twitter.com/juventudeqadora

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: