header top bar

Maria do Carmo

section content

Mulher e Homem: Dois seres uma só dimensão

07/03/2014 às 15h22

Deus criou o homem e a mulher sua imagem e semelhança. Partindo desta realidade aprofunda-se o grandioso princípio de que os dois   seres são imprescindíveis na face da terra. Não podemos considerar um maior que o outro, ambos têm  suas diferenças peculiares fazendo o encaixe perfeito nas peças do quadro que constitui a humanidade.

De um lado aparece o homem com inteligência, uma estrutura anatômica forte, capaz de enfrentar trabalhos pesados e aparentemente menos sensível, digamos assim, talvez este é ponto fraco que o conduz para praticar tantos atos impensados e prejudiciais a si e aos outros.

Do outro lado, surge a mulher aquele ser que segundo alguns simboliza meiguice, mansidão, fragilidade é apaixonada, mas não é só isto, ela é corajosa porque sabe expressar  o que o seu coração sente, é transformadora, mesmo  diante das atribulações,  luta por uma realidade melhor, é capaz de perdoar,  é carinhosa e sabe usar o amor na hora certa.

Se pararmos par pensar   veremos que na verdade, não há diferença entre homens e mulheres ”joias raras” que integram as diferentes espécies do reino animal. Acontece que são seres humanos racionais que têm sua maneira própria de agir diante das situações complexas da vida.

Nos tempos mais remotos, não se percebia o quanto as mulheres sofriam discriminações silenciosamente, visto que a própria sociedade calava sua boca com tabus, caracterizando assim uma cultura ofegante e desrespeitosa para com as mesmas. Ademais, algumas mulheres corajosas sobressaíram como Judite, Joana D’ark e outras, que mesmo sendo torturadas e mortas quebraram as correntes dos preconceitos defenderam seus ideais e provaram suas capacidades.

Os tempos passaram, a evolução se deu, e vivenciamos uma realidade que por um lado é gratificante, uma vez que presenciamos um grande número de mulheres provando que são capazes, mostrando seu potencial nas esferas  administrativa, política e religiosa. Por outro lado, assistimos cenas absurdas pela TV e ouvimos noticiários que relatam tamanha violência contra a mulher. Lamentavelmente fruto da ignorância e da grosseria  masculina que levam os homens a cometerem atos absurdos, desumanos e criminosos.

É como se existisse uma grande guerra entre “companheiros e companheiras”. Por que tanta intriga e divergência entre ambos? Se a relação de dependência é grande desde o ato da fecundação: se não há esperma e óvulo, não há multiplicações das gerações.

Diante desta situação contrastante o que se pode fazer? Será que a classe masculina não está precisando modernizar-se mais? Fazer uso da inteligência, aplicar a  sabedoria e libertar-se de tantos ideais machistas discriminadores e retrógados? A modernidade está exigindo isto de você, homem! Pare! Reflita! Veja que muita coisa mudou, e você está aí parado? Conservando velhos costumes com aquela visão do século XVIII? Está na hora de entender que para mostrar a sua masculinidade não  é só ser bom de cama, bom no tapa, nas covardias, nas falsidades e nas traições, afinal de contas você é um ser humano e por mais que queira esquecer tais atitudes no íntimo de sua alma você não ficará em paz.

E você, mulher?  Faça  da sua inteligência um grande instrumento para discernir paixão de exploração e de sofrimento, faça da sua beleza argumentos para o fortalecimento de seu respeito, das suas dignidades e valorização. Seja hábil para ter condições de transformar a mentalidade masculina fazendo com que o homem se torne seu aliado e não seu inimigo. Pense bem:   o grande elemento capaz de mudar as concepções machistas é a mulher. Por que tantos homens já mudaram? Por que há tantos homens maravilhosos?

Eles avançaram e revolucionaram     nas suas  concepções.

Saibam mulheres, que as  evoluções masculinas se dependem em parte  dos avanços das mulheres. Ir em frente é a melhor saída. Lembrem-se mulheres, antes de você ser flor é um ser humano, não deixe que os outros estraguem suas pétalas. Nas quais soltam o perfume da liberdade, da competência e do amor. Eis o que diz o cantor e compositor   Milton Nascimento: “mas é preciso ter manha/ é preciso ter garra/ é preciso ter sonhos sempre/ quem trás na pele esta marca, possui a estranha mania/ de ter fé na vida.

08 de março   –   Dia Internacional da Mulher.

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: