header top bar

Damião Fernandes

section content

No Altar de Deus, o Coração do Homem!

09/03/2012 às 18h49

Desde o livro do Gênese, onde narra a história de Adão e Eva quando residentes no paraíso – partilhavam da convivência com Deus – comem do fruto proibido e se percebem nús. Pronto. Desde este instante, começa uma das maiores sagas da história da humanidade: A busca pessoal do homem por Deus – no desejo de reabilitar a convivência perdida – e a busca incessante de Deus pelo eterno objeto do seu amor: O coração do homem.

Encanta-me particularmente, quando o Catecismo da Igreja Católica começa suas primeiras linhas afirmando o seguinte: “O homem é capaz de Deus.” Fico admirado com essa afirmativa, pois dentre todas as capacidades humanas, existe aquela que é superior e absoluta: A capacidade de encontrar Deus.

E aqui, poderíamos até recorrer áquelas dimensões enfatizadas pela antropologia filosófica: O homem em direção a si, o homem a partir de si e o homem em direção a um Outro eu. Nada disso é inválido, pelo contrário, é necessário e fundamental enquanto postulado antropológico. Porém, quando se diz que o homem é capaz de Deus, afirma-se com maior evidência aquela dimensão ou capacidade superlativa que dirige todas as outras: A busca regida pela vontade.

O Homem é um ser de buscas e de desejos. Prova disso, é que você caro (a) amigo (a) leitor (a), ao ler estas linhas, se percebe dessa exata maneira. Quantos sonhos e desejos não permeiam teu coração? Quantos projetos, nesse ano de 2012, você não se propôs a realizá-los? Essa é a mais exata evidência que dentro de você, pulsa um coração cheio de anseios e perspectivas.

E junto a todos esses sonhos, desejos, projetos, perspectivas, em você pulsa um coração que deseja Deus, que tem necessidade d’Ele e por Ele. O teu coração chama e grita por Ele. “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem” (CIC, 27).

“Tao certo como ar que eu respiro, tao certo como o amanhã que levanta,” – vai dizer uma antiga canção da Igreja Católica – Podemos afirmar que o maior e mais profundo desejo do teu coração é por Deus. Essa certeza é tão certa quanto a sua necessidade de respirar, de comer, de dormir.

 Acredite: Quando você busca a verdade das coisas, é a Deus que teu coração quer. Quando teu coração aspira á felicidade, é Deus que teu coração deseja. “Na sua história, e até hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras a sua busca de Deus através de suas crenças e seus comportamentos religiosos (Orações, sacrifícios, cultos, meditações, etc). Apesar das ambiguidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso” (CIC, 28).

Como afirmamos no inicio, a mais bela saga humana continua. A busca incessante do homem por Deus é constante ainda nos dias atuais, mesmo que nos pareça invisível tal postura. Mas o homem ainda busca a Deus e este não cessa de se revelar àquele. O homem, cheio de sonhos e desejos, se percebendo frágil, limitado e pecador, mesmo assim não cessa sua busca, sua procura e encontrando, faz a atual experiência de voltar á casa do Pai e amigo.

A história dessa busca, foi de diversas maneiras apresentada pelos diferentes tipos de expressões artísticas (música, teatro, pintura, filmes, etc). Mas sempre com nuances originais, envolventes e com uma competente desenvoltura artística.

Essa é a minha e a sua história!

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: