header top bar

José Antonio

section content

Novos tempos?

14/11/2014 às 09h59

O município de Cajazeiras tem vivido nestes últimos meses momentos de muita euforia. Há motivos para tanta alegria? É fato que o desempenho da economia está superando as expectativas, principalmente no setor de prestação de serviços e no comércio. Não temos dados concretos, mas nos salta aos olhos que não vivenciamos um momento de recessão, muito embora tivéssemos motivos para estarmos neste barco.

Os dados do IBGE indicam que a cidade de Cajazeiras não esta estagnada. Na realidade estão sendo feitos investimentos num crescente assustador na área de construções civis, num ritmo nunca antes presenciado e este talvez seja um dos sinais mais positivos da recuperação de nossa economia. 

A nossa gente, que tem acreditado nestes investimentos e não tem ligado para o que os grandes empresários deste país tanto reclamam: de ser o Brasil o país que pratica juros várias vezes mais altos do que os do resto do mundo, continuam desafiando esta prática exercida pelo Banco Central.

Talvez, os nossos empresários, com recursos em caixa não queiram mais investir em aplicações no mercado financeiro e tenham resolvido arregaçar as mangas e trabalhar. 

No final da semana passada ouvi o deputado estadual eleito, Jeová campos, externar o seu desejo de lutar para que a cidade  implante um Pólo de Confecções, um projeto audacioso que se for implantado vai gerar mais de mil empregos.  

Presenciei recentemente o lançamento da pedra fundamental para construção de novas moradias, situadas ao sudoeste da cidade, obra que a cidade tanto reclamava. Recentemente foi lançado mais um loteamento, ás margens da Estrada do Amor que já foi totalmente vendido. Por que esta febre? Quais as razões de tanto euforia no setor imobiliário? 

Mas, o mais importante é que o município vem sendo agraciado com recursos para investimentos de obras de infra-estrutura e a zona norte da cidade está sendo esburacada para passagem da rede de esgotos, que será interligada ao sistema já existente, cujos dejetos deixarão de serem esgotados para dentro do Açude Grande da cidade e vão desaguar na lagoa de estabilização da Cagepa. Esta talvez seja uma das obras que vai mais beneficiar a nossa comunidade. São mais de dois mil metros de esgotos. Investimentos deste porte só tiveram quando Ivan Bichara Sobreira, filho de Cajazeiras, foi governador da Paraíba, no início da década de 70 e esta obra monumental só foi possível porque Cajazeiras tinha um filho como governante maior do Estado.

A cidade tem hoje um complicador para que este crescimento seja mais intenso. A companhia de luz, a famosa ENERGISA, tem sido um complicador nesta cadeia de crescimento. Muitos projetos, tanto zona urbana e principalmente na zona rural estão paralisados porque esta empresa não tem atendido ao plano de expansão desejado pelos seguimentos produtivos do município, o que tem se constituído como impacto negativo sobre a demanda e o crescimento. Quem mais tem se queixado da ENERGISA são os empresários ligados aos loteamentos que vêm lutando há anos para ligar a energia e isto vem acontecendo.

Várias novas casas comercias estão sendo instaladas na cidade. Hoje nós temos empresários das cidades vizinhas construindo estabelecimentos comerciais em diversas áreas, como lojas de pneus, de variedades, supermercados, lanchonetes, restaurantes e boutiques. 

Mais impostos, mais empregos. Vamos torcer para que não seja apenas um momento de euforia. Nós cajazeirenses vamos ter que nos acostumarmos com o sucesso.

É fato mais do que evidente que numa próxima pesquisa o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) vai melhorar consideravelmente tendo em vista a ampliação da rede de esgoto, de um número maior de pontos de água tratada instalada em residências, de pontos de luz, de queda no índice de analfabetos, com menos mortalidade infantil, com mais escolas, com melhor atendimento na área de saúde pública, com mais empregos, vamos sim chegar lá.

Basta de pessimismo. Vamos acreditar que somos capazes de vencer obstáculos e desafios. Precisamos viver um novo tempo.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: