header top bar

Maria do Carmo

section content

O espelho

29/04/2016 às 23h39

Pôr do sol do Açude Grande da cidade de Cajazeiras

Por Maria do Carmo 

O “Açude Grande de Cajazeiras,” belo espelho, imponente enfeite da cidade. Sem escurecer a realidade de um espetáculo natural, é agradável olhar para exuberante paisagem, se deleitar no lirismo e nas conotações tornando mais colorido os contornos da descrição deste lindo espaço aquático.

Nas águas deste “Açude”, numa filmagem perfeita a imagem do céu é refletida, entre o contraste de sombras e claridades do sol pode se vê as brancas nuvens em movimentos continuados. Através dos ventos as águas formam pequenas ondas como se fossem bordados de alto relevo semelhante à arquitetura da arte barroca. De acordo com o movimento do sol, as águas do Açude Grande ganham qualidades da cor prata nos dias de sol claro, de verde-escuro quando o sol está por trás das nuvens e o dourado especial do tradicional entardecer de Cajazeiras.

Há um universo submerso nas águas contaminadas do “Açude”; são os animaizinhos aquáticos que constroem seu habitat entre as plantas e pedras. Quantas vezes ao amanhecer do dia, os habitantes da cidade assistem aos desfiles majestosos das galinhas d’água sobre as folhas de vitória-régia exibindo na passarela a arte de caminhar nas as águas. O mistério se encontra na planta popularmente conhecida pelo nome de baronesa que ora ficam ocultas, ora aparecem na superfície da água construindo famosos acidentes geográficos como arquipélagos e lagos tudo através do veludado verde desta planta.

Os bandos de garças sobrevoando as margens do Açude, parecidas com mantos brancos que aterrissam nas rochas e nas plantas que compõem o relevo e em volta do “Açude”. Ao entardecer os peixes; importantes habitantes das águas do “Açude”, brincam, saltitam emergindo e imergindo na busca de comer mosquitos e besouros para variar o cardápio, neste movimento o malabarismo dos peixes  produz  borbulhas na água e barulhos de sinfonias naturais.

O que ainda resta de margem do “Açude” avista-se a vegetação que nas épocas chuvosas tornam-se mais verdes e acompanha a orla respeitando a forma que as águas dão com recortes como saliências adentrando às mesmas ou em outro lugar braços de água cobrindo a terra caracterizando uma piscina de encantos naturais. À noite os reflexos das lâmpadas nas águas  se assemelham à luminárias produzidas pelas mãos de dedicados arquitetos futuristas. As folhas de vitória-régia se distribuem num combinado perfeito, matames de bordados cobrindo as águas da orla com um rendão natural decorando-o  com o charme das  vitórias-régias desabrochadas dos botões.

É assim o exuberante conjunto paisagístico do “Açude Grande”, além de ser o mais lindo cartão postal da cidade é também o refrigerado natural e quem já assistiu pela manhã a evaporação das águas subindo das mesmas, através da condensação uma fumaça com se fossem tecidos brancos transparentes em direção ao céu na de formar  mais uma nuvem e quem sabe derramar as suas gotículas abençoadas. Entre tantos rebuscamentos naturais, no “Açude Grande de Cajazeiras”  há um “grito”,  o grito que clama para a  preservação  do mesmo. A cidade exige isso afinal é ele que a deixa mais bonita.

Professora Maria do Carmo de Santana

Cajazeiras – abril de 2016

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: