header top bar

José Ronildo

section content

O fim das coligações

27/07/2017 às 18h21

Shéridan: preocupação em garantir representatividade no sistema político. Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Deve ser votado em agosto o parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, do Senado, que veda as coligações entre partidos nas eleições proporcionais. A previsão é da deputada Shéridan (PSDB-RR), relatora na comissão especial que analisa a PEC.

Segundo a deputada, a celeridade é essencial para garantir que a proposta seja aprovada até o início de outubro pelo Plenário da Câmara. Essa é a data limite para que as mudanças possam valer já para as eleições de 2018.

A PEC prevê que apenas os partidos que obtiverem 2% dos votos válidos em pelo menos 14 estados terão direito ao fundo partidário, ao acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão e ao uso da estrutura própria e funcional nas casas legislativas.

Por sua vez, a presidente da Comissão, Renata Abreu (Pode-SP) lembrou, porém, que a consolidação do texto final dependerá de decisões tomadas pelas outras comissões que analisam temas da reforma política.

Além do fim do coeficiente eleitoral, elegendo-se os mais votados, a reforma poderá reativar o financiamento privado de campanha. Acabando com o coeficiente eleitoral, os partidos pequenos ficarão prejudicados já que não vai mais existir motivação por parte das lideranças dos partidos maiores, para buscar essas legendas.

Em qualquer partido se elege os mais votados. Também tem proposta para criar um fundo de financiamento de campanha e até a volta do financiamento privado; o fim da reeleição e da figura do vice. Tudo isso faz parte de uma ofensiva dos partidos grandes para barrar a fuga de deputados para partidos pequenos. Além disto ainda se fortalecem com o financiamento público de campanha.

Rápidas

*O governador Ricardo Coutinho vetou projeto de lei de autoria do deputado estadual, Renato Gadelha que proibia a polícia de apreender veículos com o licenciamento atrasado.

*O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir trabalha para liberar uma verba de 1,3 milhão, fruto de duas emendas parlamentares do senador Raimundo Lira para pavimentar 23 ruas em Cajazeiras e uma de R$ 690 mil, de Cássio Cunha Lima para calçar mais 10 ruas, totalizando 33 ruas.

*O senador Cássio Cunha Lima enviou para várias entidades, inclusive, imprensa, uma publicação com seus principais projetos e emendas de sua autoria.

*O vereador Neguin usou as redes sociais para agradecer ao prefeito José Aldemir pela perfuração de um poço artesiano no sítio Riacho Fundo, que deu uma vazão de 8 mil litros por hora, além de melhoria na iluminação da localidade.

*O vereador Rivelino vai votar em candidatos de fora, em dose dupla: Para estadual, Estela e para federal, Gervázio Maia.

*A Câmara Municipal até abril já vai gastando R$ 43.650,00 com diárias. Os mais beneficiados são: Marcos Barros, Alysson Américo, Kleber Lima e Lindemberg Lira. Na maioria dos casos, para viagens a João Pesssoa, mas também tem viagem a Brasília e São Paulo.

*A ex-prefeita Denise Albuquerque ao ser questionada sobre o apoio dos vereadores do seu partido, Marcos Barros, Rivelino e Alysson Lira à candidatura de Gervásio Maia a deputado federal, foi enfática: “fico com o povo”

*O apoio de Jordhanna Lopes, prefeita de Joca Claudino, à pré-candidatura de Júnior Araújo não se confirmou. Ela teria fechado com Genival Mathias. Já o prefeito Emmanuel Messias, de Santa Helena, outra esperança de Júnior, deverá apoiar Drª Paula.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: