header top bar

Marcelo José

section content

O fim do mundo?

06/02/2015 às 10h57

O evento geralmente conhecido como "o fim do mundo" é descrito em 2 Pedro 3:10:  "Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor,  no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que  nela há,  serão  descobertas."  Este  é o culminar de uma série de eventos chamada de "o dia do Senhor", o momento em que Deus vai intervir na história humana  com  o  propósito  de  julgamento.  Naquele tempo,  tudo  o que Deus criou, "os céus e a terra" (Gênesis 1:1), Ele destruirá.

O momento deste evento, de acordo com a maioria dos estudiosos da Bíblia, é no  final  do  período  de  1000  anos  chamado de milênio. Durante estes 1000 anos, Cristo reinará na terra como Rei em Jerusalém, sentado no trono de Davi (Lucas 1:32-33)    e    dominando   em   paz,   mas   com   uma   "vara de ferro" (Apocalipse19:15).  No  final  dos  1000  anos,  Satanás  será solto, novamente derrotado, e então lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:7-10). Então, depois de  um  julgamento  final  por  Deus,  o  fim  do mundo descrito em 2 Peter 3:10 ocorre. A Bíblia nos diz várias coisas sobre este evento.

Em   primeiro   lugar,  será  cataclísmico  em  escopo. Os  "céus" referem-se ao universo  físico – as  estrelas,  planetas  e  galáxias – que  será  consumido  por algum   tipo  de   explosão  tremenda,  possivelmente  uma  reação  nuclear  ou atômica que vai consumir e destruir toda a matéria como a conhecemos. Todos os elementos que compõem o universo serão derretidos no "calor ardente" (2 Pedro 3:12).  Isso também será um evento ruidoso, descrito na Bíblia como um "grande  estrondo".  Não haverá dúvida quanto ao que está acontecendo. Todo mundo  vai  ver  e  ouvi-lo  porque  a Bíblia nos diz que "a terra, e as obras que nela há, se queimarão."

Então,  Deus  irá  criar  um "novo céu e uma nova terra" (Apocalipse 21:1) que incluirão a  "Nova Jerusalém" (v. 2),  a  capital  do  céu, um lugar de santidade perfeita,  que  vai  descer  do  céu  para  a terra nova. Esta é a cidade onde os santos  –  aqueles  cujos  nomes  foram  escritos no "livro da vida do Cordeiro" (Apocalipse 13:8)  –  viverão para sempre. Pedro se refere a esta nova criação como a "casa da justiça" (2 Pedro 3:13).

Talvez  a  parte  mais  importante da descrição de Pedro desse dia seja a sua pergunta  nos  versículos 11-12: "Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser  assim  dissolvidas,  que  pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando,  e  desejando  ardentemente  a vinda do dia de Deus, em que os céus,  em  fogo  se  dissolverão,  e  os  elementos, ardendo, se fundirão?" Os cristãos sabem o que vai acontecer, e devemos viver de uma forma que reflita esse  entendimento.  Esta  vida  está passando e o nosso foco deve estar nos novos céus e terra que estão por vir. Nossas vidas "santas e piedosas" devem ser  um  testemunho  para aqueles que não conhecem o Salvador, e devemos falar  sobre Ele a outras pessoas para que possam escapar do terrível destino que  aguarda  aqueles  que  O  rejeitam.  Aguardamos  com  expectativa  pelo

"Filho,  a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura" (1 Tessalonicenses 1:10).

Marcelo José

Marcelo José

Atualmente residindo na cidade de Patos. Professor das disciplinas de ARTE e CULTURA CORPORAL na rede estadual(Paraíba) de ensino – escola PREMEN. Psicanalista Clínico (CIP/ASCEP nº 0101-2012)e Diretor da PROJECTUS – Projetos na área Cultural e Religiosa. Com Mestrado em Ciências da Religião e Doutorado em Ciências da Religião.

Contato: [email protected]

Marcelo José

Marcelo José

Atualmente residindo na cidade de Patos. Professor das disciplinas de ARTE e CULTURA CORPORAL na rede estadual(Paraíba) de ensino – escola PREMEN. Psicanalista Clínico (CIP/ASCEP nº 0101-2012)e Diretor da PROJECTUS – Projetos na área Cultural e Religiosa. Com Mestrado em Ciências da Religião e Doutorado em Ciências da Religião.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: