header top bar

section content

O futebol no bairro

18/06/2015 às 23h54

Se olharmos um pouco a história do futebol cajazeirense veremos que a força deste passa ou passou necessariamente pelos campos, times e torneios dos bairros de Cajazeiras. Entrando um pouco no túnel do tempo veremos o quão foi importante o campo da “salgueira”, o “vilinha”, o da “lama”, o “Pacaembu” na formação de uma geração de talentosos atletas que por muito tempo abrilhantaram as nossas tardes de domingo lá no Estádio Higino Pires Ferreira com jogos memoráveis e que jamais nos foge à lembrança, isso sem se falar na grande leva de equipes de grande porte que tiveram o seu nascedouro nos bairros de nossa cidade a exemplo do Duque de Caxias. 

Pois bem, todo esse relato serve para que possamos nos conscientizar do tamanho da importância que o futebol nos bairros tem e, assim sendo, tentar mostrar às nossas autoridades que ele deve merecer uma atenção toda especial pelos que conduz a política de esportes do nosso município. E o que mais é solicitado pelos heroicos desportistas destas localidades? Espaço para o futebol, em outras palavras, campo de futebol. Recém finda, a Copa Vila Nova de futebol quase não sai do papel em virtude do campo da lagoinha se encontrar em precárias condições. E se hoje olharmos os nossos bairros vamos constatar que em sua avassaladora maioria não possuem mais o seu tradicional campo de futebol ou de pelada. 

Começaremos pelo bairro das casas populares que em uma certa temporada contava com o Juremão e o Alfazemão e nestes tínhamos campeonatos sensacionais e que com eles se formavam futuros atletas para as nossas principais equipes, hoje, apenas uma lembrança em fotografia. O bairro dos remédios tinha um campo, também hoje já se foi. 

No que era o campo do vaqueiro hoje apenas uma recordação levada pela especulação imobiliária. Assim caro amigo caminha o futebol nos bairros de Cajazeiras, uma teima, uma peleja de abnegados desportistas destas localidades. Entretanto, existe sim uma movimentação legal da Prefeitura Municipal de Cajazeiras em recuperar e construir alguns campos de futebol e isso começou quando Ivanildo Dunga ocupou a pasta de esportes, depois Bruno recuperou alguns e os dotou de uma boa infraestrutura e agora é a vez de Everaldo acrescentar ainda mais este plano de ação. 

Ficamos na torcida, isso pelo que sabemos o tamanho da importância que é o futebol  de bairros na terra do Padre Rolim. 

Fim
Foi concluído no domingo 14, o I Campeonato de Futebol no Bairro da Vila Nova em Cajazeiras. Os jogos foram realizados no campo da alagoinha que na gestão de Bruno Albuquerque foi recuperado. A coordenação geral do evento esteve entregue a Claudemir Bezerra que viu todo o seu esforço ser recompensado com a efetiva participação de equipes amadoras desta localidade. Na final o São Paulo das Casas Populares sagrou-se campeão e recebeu uma bela premiação por parte dos organizadores do campeonato. Motivados pelo sucesso desta competição os dirigentes já estão a planejar outro campeonato para fechar a temporada do futebol de bairro 2015. 

Ético
Dirigentes e torcedores do Botafogo de João Pessoa estão a elogiar a postura em campo do Campinense Clube. Já com o título assegurado quando da vitória sobre o Auto Esporte em João Pessoa, o time raposeiro cumpriu tabela contra o Treze. O temor dos pessoenses era que o clube cartola pudesse perder para o galo e neste momento levar o seu rival para a Copa Nordeste como vice campeão paraibano. Em campo o rubro negro mostrou ética e compromisso com o futebol e derrotou o Treze. Desta feita, Campinense e Botafogo de João Pessoa serão os nossos representantes na Copa Nordeste 2016.

BOLA DENTRO
Para a superioridade demonstrada em campo pelo Campinense Clube perante os seus adversários. A raposa foi sem dúvida um campeão de fato e de direito. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o futebol praticado pela Seleção Brasileira no jogo contra a Colômbia. Pobre é elogio, fraquíssimo. Isso vale uma NOTA 0! 

Coluna do professor esportiva de Reudesman Lopes.

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br