header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O futebol no bairro

18/06/2015 às 23h54

Se olharmos um pouco a história do futebol cajazeirense veremos que a força deste passa ou passou necessariamente pelos campos, times e torneios dos bairros de Cajazeiras. Entrando um pouco no túnel do tempo veremos o quão foi importante o campo da “salgueira”, o “vilinha”, o da “lama”, o “Pacaembu” na formação de uma geração de talentosos atletas que por muito tempo abrilhantaram as nossas tardes de domingo lá no Estádio Higino Pires Ferreira com jogos memoráveis e que jamais nos foge à lembrança, isso sem se falar na grande leva de equipes de grande porte que tiveram o seu nascedouro nos bairros de nossa cidade a exemplo do Duque de Caxias. 

Pois bem, todo esse relato serve para que possamos nos conscientizar do tamanho da importância que o futebol nos bairros tem e, assim sendo, tentar mostrar às nossas autoridades que ele deve merecer uma atenção toda especial pelos que conduz a política de esportes do nosso município. E o que mais é solicitado pelos heroicos desportistas destas localidades? Espaço para o futebol, em outras palavras, campo de futebol. Recém finda, a Copa Vila Nova de futebol quase não sai do papel em virtude do campo da lagoinha se encontrar em precárias condições. E se hoje olharmos os nossos bairros vamos constatar que em sua avassaladora maioria não possuem mais o seu tradicional campo de futebol ou de pelada. 

Começaremos pelo bairro das casas populares que em uma certa temporada contava com o Juremão e o Alfazemão e nestes tínhamos campeonatos sensacionais e que com eles se formavam futuros atletas para as nossas principais equipes, hoje, apenas uma lembrança em fotografia. O bairro dos remédios tinha um campo, também hoje já se foi. 

No que era o campo do vaqueiro hoje apenas uma recordação levada pela especulação imobiliária. Assim caro amigo caminha o futebol nos bairros de Cajazeiras, uma teima, uma peleja de abnegados desportistas destas localidades. Entretanto, existe sim uma movimentação legal da Prefeitura Municipal de Cajazeiras em recuperar e construir alguns campos de futebol e isso começou quando Ivanildo Dunga ocupou a pasta de esportes, depois Bruno recuperou alguns e os dotou de uma boa infraestrutura e agora é a vez de Everaldo acrescentar ainda mais este plano de ação. 

Ficamos na torcida, isso pelo que sabemos o tamanho da importância que é o futebol  de bairros na terra do Padre Rolim. 

Fim
Foi concluído no domingo 14, o I Campeonato de Futebol no Bairro da Vila Nova em Cajazeiras. Os jogos foram realizados no campo da alagoinha que na gestão de Bruno Albuquerque foi recuperado. A coordenação geral do evento esteve entregue a Claudemir Bezerra que viu todo o seu esforço ser recompensado com a efetiva participação de equipes amadoras desta localidade. Na final o São Paulo das Casas Populares sagrou-se campeão e recebeu uma bela premiação por parte dos organizadores do campeonato. Motivados pelo sucesso desta competição os dirigentes já estão a planejar outro campeonato para fechar a temporada do futebol de bairro 2015. 

Ético
Dirigentes e torcedores do Botafogo de João Pessoa estão a elogiar a postura em campo do Campinense Clube. Já com o título assegurado quando da vitória sobre o Auto Esporte em João Pessoa, o time raposeiro cumpriu tabela contra o Treze. O temor dos pessoenses era que o clube cartola pudesse perder para o galo e neste momento levar o seu rival para a Copa Nordeste como vice campeão paraibano. Em campo o rubro negro mostrou ética e compromisso com o futebol e derrotou o Treze. Desta feita, Campinense e Botafogo de João Pessoa serão os nossos representantes na Copa Nordeste 2016.

BOLA DENTRO
Para a superioridade demonstrada em campo pelo Campinense Clube perante os seus adversários. A raposa foi sem dúvida um campeão de fato e de direito. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o futebol praticado pela Seleção Brasileira no jogo contra a Colômbia. Pobre é elogio, fraquíssimo. Isso vale uma NOTA 0! 

Coluna do professor esportiva de Reudesman Lopes.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: