header top bar

José Anchieta

section content

O nível do debate político

07/06/2014 às 12h23

O período pré-eleitoral da Paraíba tem movimentado, notadamente, nos últimos dias, o cenário político, dando sinais claros de que teremos, este ano, um dos embates mais acirrados dos últimos tempos, com muitas trocas de acusações, que em nada contribuem para os projetos que o Estado tanto precisa e reclama para vencer os desafios e avançar nas diversas áreas de sua atuação.

As farpas trocadas, ultimamente, entre dois dos principais protagonistas desse processo mostram, claramente, que o nível do debate não será dos melhores, o que deverá arranhar ainda mais a imagem do nosso Estado no contexto nacional.

Essa realidade vem ganhando repercussão negativa na imprensa, e já começa a incomodar alguns setores da sociedade, que não aceitam mais discussões de caráter pessoal. Aliás, não é isso que significativa parcela do eleitorado quer ouvir dos seus representantes políticos e dos postulantes aos cargos eletivos em todos os níveis.

A Paraíba tem questões sérias que merecem e precisam pautar as discussões políticas. A classe política precisa encarar com seriedade e compromisso os problemas que ainda entravam o nosso desenvolvimento com mais inclusão social. Algumas regiões do Estado, a exemplo do Sertão, sofrem com o crescimento desarmônico, em virtude da maior concentração de investimentos públicos e privados em João Pessoa e Campina Grande.

A longa estiagem dos últimos anos expôs outro grave problema no Sertão paraibano: a diminuição da nossa reserva hídrica, que pode refletir em sérios problemas para o abastecimento das cidades. O que fazer diante desse problema que pode deixar sem água milhares de pessoas no interior do Estado? Quais são as propostas de políticas públicas para se enfrentar esse problema? E o que dizer do nosso sistema de saúde que, infelizmente, ainda apresenta problemas crônicos, deixando muita gente sem o atendimento médico necessário?

Parece muito claro que é esse tipo de debate que interessa ao novo povo, e não esse jogo de ataques sem nenhum cunho ideológico que, certamente, não resultará em avanços para a melhoria da qualidade de vida dos sertanejos e paraibanos. 

Cobranças
Motoristas que trafegam pela estrada que liga a BR-230 ao Distrito de Boqueirão de Piranhas intensificaram, nos últimos dias, as reclamações contra a precariedade do trecho. Segundo denunciam, as condições de trânsito se agravaram muito, principalmente depois das últimas chuvas que caíram na região. Os motoristas cobram providências por parte do poder público.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: