header top bar

José Ronildo

section content

O resultado das eleições

04/10/2014 às 22h05

Com a campanha eleitoral praticamente chegando ao fim, o eleitorado paraibano teve algumas surpresas resultado das constantes mutações na política, que alguns chamam de “dinamismo”.

Na realidade muita aconteceu antes da campanha ser iniciada e certamente, acontecimentos que poucos ou ninguém imaginava que viesse a acontecer. A começar pelo rompimento da aliança celebrada em 2010 entre Cássio Cunha Lima e o atual governador Ricardo Coutinho. Esse fato terminou desencadeando outros fatos inesperados como a desistência do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano de desistir da disputa, motivado pela enorme possibilidade de uma polarização da disputa entre Ricardo e Cássio e desgostoso a decisão do PT de romper uma aliança previamente acertada e indo para os braços de Ricardo, indicando Lucélio Cartaxo, como candidato ao Senado e com a debandada de lideranças importantes do seu próprio partido em municípios importantes do Estado, como foi o caso do prefeito de Sousa, André Gadelha.

A aliança em 2010, entre Cássio e Ricardo, que eram adversários políticos também aconteceu em função de um outro fato político importante, no caso, a cassação do mandato de Cássio e a ascensão de Maranhão.

Agora já se especula a continuidade dessa rearrumação política no Estado, resultado de fatos políticos ocorridos antes do início da atual campanha. Desde o início da campanha que Cássio aparece na primeira colocação, apesar de seguido de perto pelo atual governador. A pesquisa que apresentou a menor diferença entre os dois foi a última do IBOPE, no caso, cinco por cento.

A disputa é acirrada. Ricardo é de João Pessoa e Cássio, de Campina Grande. Os dois maiores colégios eleitorais, que pelo visto vão decidir novamente o vitorioso.

Caso ocorra segundo turno, essa rearrumação política no Estado deve continuar. O PMDB de Zé Maranhão, candidato a senador; Veneziano, ex-prefeito de Campina Grande e Vital do Rêgo, senador e candidato a governador deve reforçar a candidatura de Ricardo, formalizando a aliança PSB/PT/PMDB, que não foi possível no primeiro turno da eleição. Alguns prefeitos e outras lideranças do PMDB, inclusive, já se anteciparam e anunciaram apoio a Ricardo já no primeiro turno, em alguns casos, com o aval de Maranhão, mas também existem algumas poucas lideranças que defendem uma aliança com o PSDB. Essa aliança, lógico, iria mexer com o xadrez político em alguns municípios, como Cajazeiras, onde PMDB e PSB são adversários. Será que suas lideranças subiriam no mesmo palanque? Vamos aguardar antes, o resultado da eleição.

Prêmio
O secretário de Saúde de Cajazeiras, Henry Witchael vai receber mais uma vez, o prêmio Dr. Carlos Chagas destinado aos 50 melhores secretários Municipais de Saúde Pública no Brasil. O título reconhece a qualidade de seu trabalho, transparência, responsabilidade e excelência na Saúde Municipal. O prêmio de Henry será entregue durante o 10º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde que acontece do dia 19 a 22 de outubro no estado da Bahia.

Ciranda de Serviços
A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde realizou quarta-feira, uma Ciranda de Saúde na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Boqueirão. Foram oferecidos vários atendimentos de saúde por profissionais de diversas áreas.
De acordo com Luiz Ferreira, coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a comunidade recebeu serviços de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, educação física, entre outros profissionais. Também houve emissão de documentos por meio da Casa da Cidadania.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: