header top bar

José Anchieta

section content

O Sertão e a campanha política

13/07/2014 às 11h31

Passada a euforia da Copa do Mundo, as atenções se voltam agora para as eleições de presidente, governador, senador e deputados. É mais uma campanha eleitoral que bate às nossas portas e que, apesar da indiferença de significativa parcela da população, deverá movimentar as cidades e mobilizar muita gente, nestes três meses de atividades permitidas pela Justiça Eleitoral.

No nosso Sertão, já se constata as primeiras movimentações dos candidatos em busca de apoios para seus projetos, como normalmente acontece. A região começa a viver, portanto, mais um tempo de renovação das promessas, de expectativas de conquistas e de melhoria das condições de vida. É uma prática que se repete a cada eleição.

O momento eleitoral poderia ser bem melhor aproveitado se as discussões girassem em torno dos grandes problemas e potencialidades da região. E, nesse sentido, candidatos e sociedade poderiam abrir um grande debate sobre temas de interesse coletivo. O crescimento desarmônico, por exemplo, que prejudica o interior, e que continua avançando muito, é um assunto que merece ser amplamente discutido.

No caso específico de Cajazeiras, é inegável o crescimento nos últimos anos, graças à política do governo federal de interiorização do ensino superior e também aos investimentos privados nesse setor. Mas, a cidade precisa, urgentemente, de investimentos públicos em outras áreas, para fortalecer sua economia e possibilitar a geração de renda e de empregos permanentes.

A área de saúde continua apresentando grandes e eternos problemas, e não se falou mais, ultimamente, na construção do novo hospital federal, que representa um grande avanço para consolidar o nosso pólo de ensino e ofertar serviços de melhor qualidade à população. Infelizmente, o nosso histórico Hospital Regional não avançou para implantação de atendimento de alta complexidade, tão necessário à região.

A cidade do Padre Rolim tem outro desafio importante, que é a conclusão do seu aeroporto regional, uma obra muito prometida e que vem se arrastando há muitos anos. Esse é um equipamento também fundamental para fortalecer a atividade econômica local e regional.

Esses são, portanto, alguns dos temas que precisam estar no foco do debate político. É preciso elevar o nível das discussões e se criar um momento favorável à participação de todos para se cobrar os projetos e as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da região.

Interdição
Motoristas e populares do Distrito de Boa Vista, em São José de Piranhas, interditaram, esta semana, trecho da rodovia 366, paralisando todo o tráfego, durante alguns horas. O objetivo foi chamar a atenção do DER para a gravidade das condições da estrada, que apresenta muitos buracos e está praticamente intransitável.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: