header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O treinador de futebol no Brasil

26/06/2015 às 18h50

Li recentemente uma matéria publicada em um jornal sul americano que enfatizava galhardamente o fato dos “hermanos” contarem hoje na Copa América com uma vistosa galeria de treinadores, isso me levou a ampliar uma reflexão que venho fazendo ao longo destes anos. E que reflexão é essa? Que, infelizmente, o futebol brasileiro anda a carecer de treinadores com melhor qualidade geral para comandar os nossos clubes e as nossas seleções. 

Explico, como somos radicalmente contra a importação de treinadores, exceção feita neste momento a São Paulo e Internacional, os conterrâneos se agarram com unhas e dentes aos seus “empregos” no futebol nacional. Como um homem do futebol e tendo a obrigação de levar a nossa opinião através do rádio e da escrita cá nessa coluna, de forma real e concreta, sempre procurei “ver” o jogo, uma partida de futebol, como tal e jamais me deixo contagiar através da paixão pelo meu Atlético e Flamengo carioca quando estou a comentar para os meus ouvintes e leitores. 

E, vendo como a muito vem se desenvolvendo o futebol brasileiro, a muito tempo, para ser mais realista e contundente na crítica, acho que como nós, parte de futebolistas do país comungam com o nosso pensar que é, “paramos no tempo e no espaço”.

Se observarmos atentamente a qualidade tática dos nossos clubes e das nossas seleções, sem paixão, claro, veremos que estamos a milhares de quilômetros de distância do futebol europeu e até do nosso próprio continente. Quem viu o Brasil levar um passeio da Colômbia que acabara de ser derrotada pela Venezuela sabe bem do que falo, amigos, os nossos jogadores estavam atônitos, sem saber o que fazer, os colombianos deram um “nó tático” na seleção brasileira. 

Qual clube brasileiro tem hoje um futebol que se possa admirar taticamente? Para este sofrido futebolista, nenhum. Isso bate naquilo que estamos a enxergar, treinador. A escola de treinadores no país, faliu, estamos estagnados, na mesmice. 

Verdade que estamos passando por um vendaval de corrupções e que se comenta uma profunda mudança no futebol, mas, além de conter os corruptos, se faz necessário uma revolução na nossa maneira de treinar as nossas equipes, é preciso que os treinadores se aprimorarem cada vez mais e mudem a cultura que começa a se disseminar no mundo do futebol que o Brasil acabou em termos de treinador de futebol, precisam sim, estudar o futebol. 

CBF realiza teste com árbitros paraibanos
Os árbitros e assistentes paraibanos que integram o quadro da Confederação Brasileira de Futebol, realizaram na manhã da segunda-feira dia 22, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê),  provas escritas sob o comando do instrutor da CBF, Jolmerson de Carvalho, e a supervisão do presidente da CEAF-PB, José Renato. Já no período da tarde, na Vila Olímpica Parahyba, os árbitros e assistentes, participaram do teste físico, quando foi avaliada a capacidade de todos. Participaram dos testes,  os árbitros Renan Roberto, Emanuel Diniz, Clizaldo Luiz, Éder Caxias, João Bosco e Pablo Alves e os assistentes Márcio Freire, Luiz Felipe, Kilden Tadeu, Tomaz Diniz, José Maria Neto, Oberto Santos e Adriana Basílio.

De férias
Vi e ouvi muitos comentários sobre os “xiliques” de Neymar no jogo contra os colombianos, depois, veio aquela punição da Conmebol que com quatro jogos deixava o brasileiro fora da Copa América. Hoje, lá está ele em Guarujá, de férias e gozando merecidamente dos lazeres que tem direito como cidadão. Ai vem o outro lado, ficam milhares de brasileiros tentando opinar sobre o certo e o errado daquele acontecimento. Neymar tá nem ai para o futebol brasileiro e a seleção brasileira, afinal de contas ele acabou de ganhar o título mais cobiçado do futebol europeu e isso perto de uma Copa América tem nem comparação. Logo… 

BOLA DENTRO
Para a seleção chilena que vem jogando uma bola redondinha e até hoje é merecedora de chegar a final da Copa América. Pontos para o treinador Sampaoli que mudou a característica dos chilenos em campo. NOTA 10!

BOLA FORA
Para dirigentes e ex dirigentes do timão que estão sendo alvo de investigação do Ministério Público. Como vemos, a bola vai ficando mais murcha a cada investida da justiça no futebol brasileiro. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: