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Damião Fernandes

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Por que ler Platão?

20/02/2015 às 22h52

Platão é um dos maiores pensadores da História da Grécia Antiga, onde suas obras alcançaram reconhecimento não somente entre os seus contemporâneos, mas de toda a tradição Ocidental, que o coloca entre os maiores pensadores da humanidade. Importância que não está apenas na originalidade de seu pensamento, mas sobretudo em uma filosofia que possibilitou luzes para os críticos problemas de sua época, a saber, a política, as Leis da cidade-estado e a educação.

Várias razões justifica uma assídua leitura da obra platônica.  A primeira é que ao pensar nos problemas contraditórios de sua época, ele ofereceu elementos teóricos que foram capazes de se estabelecerem muito além do seu tempo, chegando a um reconhecimento até mesmo em nossos dias. Uma diversidade incrível de temas e reflexões faz de Platão um dos filósofos com maior densidade e profundeza, sobretudo em temas específicos como a política e a educação. Motivo este que o torna célebre entre historiadores e filósofos. A segunda, é que a originalidade da filosofia de Platão e sua proposta pedagógica fazem dele criador de uma nova Paidéia.

A educação em Platão tem alcance universal seja qual for a realidade ou qualquer campo de atividade humana, despertando no homem um amor pelo conhecimento, um amor pelo saber e, sobretudo instigando-o a buscá-lo fora da caverna. Este saber apresenta-se como aquele que está em busca de conhecimento em suas causas primeiras, ou seja, aquele saber que gera outros saberes servindo como matéria prima para os demais. Em Platão, a parte essencial e fundante do saber filosófico é caracterizado pelo ato de indagar sobre o mundo e as coisas. O porquê de tudo, enquanto realidade construída pelo homem ou até mesmo modificada por ele.

Poderíamos dizer que a prática do filosofar, seria a aproximação metafórica do corpo-a-corpo com o mundo, numa tentativa de contemplá-las, compreende-las e explica-las, sempre a partir de categorias racionais e indutivas, em busca de uma análise conceitual que satisfaça ás indagações previamente elaboradas.

O saber filosófico produzido na Antiguidade tem se apresentado durante séculos como um saber grávido de representatividade conceitual e que traz uma enorme credibilidade, seja pelos fantásticos sistemas filosóficos construídos, seja pela seriedade da análise empregada. O conhecimento filosófico da Antiguidade Ocidental trás em si a superação da ideia de passado como esquecimento. O passado mostra-se vivo e atuante em nossa cultura contemporânea, dada as suas concepções representacionais ainda em vigor em nossos dias.

Investigar o conceito de educação na Alegoria da Caverna de Platão torna-se um fundamental objeto de estudo como caminho de busca, na ânsia de encontrar em suas construções filosóficas uma possibilidade de compreensão para o hoje. Assumir o desafio de entrar na intimidade de sua Caverna, em meio á escuridão, na tentativa de encontrar ali a luz da verdade das coisas. Trazendo em nós a certeza da validade do pensamento filosófico de Platão e de seus conhecimentos sistemáticos, que para nós sempre se apresenta como plausível, tornando-se importante pensa-lo sempre quando necessário.

No pensamento platônico, está a base sobre a qual se levantou aquilo que nós chamamos de cultura ocidental, sobretudo no campo da educação em seus conceitos e paradigmas basilares. De acordo com José Trindade Santos, um os grandes estudiosos da filosofia platônica: “A noção de conhecimento como relação entre um sujeito, fixada pelos filósofos dos séculos XVII e XVIII, mergulha as suas raízes na tradição da filosofia clássica, na recepção crítica de Parmênides por Platão e Aristóteles”.

Porque é importante ler Platão? Primeiro porque ele foi o primeiro filósofo do ocidente. Pode-se conferir a ele esse título basicamente por três razões: Primeiro, por ter sido aquele que trabalhou e resolveu os problemas tradicionalmente considerados “filosóficos”. Segundo, ele foi o grande contribuidor para a construção do currículo das disciplinas constitutivas da filosofia: Lógica, Epistemologia, Ética, Política, Ontologia, Antropologia) e terceiro, por ter obrigado a comunidade em que viveu a reconhecer a sua atividade como pensador no interior da Academia da qual foi fundador.  

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

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