header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Pouco futebol

17/03/2017 às 17h01

A rodada deste meio de semana do campeonato paraibano foi marcada pelos reclames daqueles que estiveram presentes nos estádios de futebol da Paraíba, falo, óbvio, dos colegas que estão a fazer a crônica esportiva do estado e, as suas observações correm em um mesmo caminho, a pobreza na qualidade do futebol apresentado em um conjunto, coletivo e individual. E já inicio trazendo a primeira manchete de uma matéria em um site do nosso futebol, ela diz: “Muito calor, pouco futebol”.

Essa referencia fora feita para o jogo em Cajazeiras entre o Atlético e o Paraíba, os comentários dos companheiros que estiveram no Colosso das Capoeiras é que o jogo foi de baixo nível técnico, os dois times errando demasiadamente os passes e os seus ataques inoperantes já que a bola não chegava aos homens da frente. Em João Pessoa:”Zebra azul e branca” na vitória, 1 a 0, do CSP frente o Botafogo que lidera o paraibano.

O CSP não fazia um gol desde 29 de janeiro e não ganhava uma partida desde 11 de janeiro. Os críticos não pouparam o tricolor da maravilha do contorno e o desenvolvimento do jogo. Em Sousa no Marizão: “Jogo ruim de se vê”. Empate em 0 a 0 do Dino frente ao Galo, também, foi muito pobre de futebol e o destaque da chamada desta matéria já traduz o que aconteceu entre Treze e Sousa. Por fim:”Gols salvam futebol” isso no confronto entre Serrano 3 Internacional 2 em Campina Grande, tido como mais um jogo muito fraco. Na verdade, o campeonato começa a se definir nestas rodadas finais desta fase de classificação e os jogos clássicos deste domingo 19, serão sem dúvidas de suma importância para aqueles que almejam chegar ao G4, bem como para os que lutam desesperadamente contra a degola.

Nestes casos teremos um Botauto em João Pessoa que tem característica interessante já que o Belo tem vaga assegurada e o Auto Esporte tenta se manter na zona de classificação. Em Campina Grande o clássico maioral entre Campinense e Treze é fundamental para o Galo. Em Sousa, o Dino recebe o Trovão em mais um jogo de vida morte para o Sousa que precisa sair do rebaixamento e o Atlético que precisa somar pontos para continuar a perseguição por um lugar na fase final. Em Cajazeiras, o Paraíba terá mais uma oportunidade de buscar uma vitória que não acontece desde a sétima rodada, pega o Serrano. E finalmente teremos CSP e Internacional com o time de Josivaldo lutando por vitória para fugir de vez da segundona em 2018. Que o futebol volte a ser bem jogado e que Deus ilumine os nossos jogadores, chega de peladas.

Restam duas

O Campeonato Paraibano inicia o seu funil e ao nosso entendimento, Botafogo com 28 pontos e Campinense com 22 (este sem computar o jogo da quinta feira 16) estão classificados. Sobra então duas vagas e para estas, três times lutam para chegar as finais desta competição e, são eles: Auto Esporte com 19 pontos (sem computar o seu jogo da quinta feira 16), Treze e Atlético que estão empatados com 18 pontos. A briga será intensa e as rodadas que se seguem serão fundamentais para estes, o Treze terá jogos contra o Campinense, Paraíba, Serrano, Auto Esporte e Botafogo; o Atlético jogará contra o Sousa, CSP, Auto Esporte, Internacional e Serrano; o Auto Esporte terá como adversários o Botafogo, Sousa, Atlético, Treze e Internacional.

Quem cai

Da mesma forma que o acirramento está pegando por uma vaga as finais do paraibano, lá em baixo, na rabeira da classificação a luta é gigante entre Paraíba com 10, Sousa e CSP com 11 pontos e mesmo com 16 pontos o Internacional ainda não está salvo. E como falo na matéria acima, os jogos das próximas rodadas vão definir quem vai para a segunda divisão do paraibano em 2018. Com 10 pontos o Paraíba terá compromissos contra o Serrano, Treze, CSP, Botafogo e Campinense; o Sousa joga contra o Atlético, Auto Esporte, Internacional, Serrano e CSP; o CSP terá como adversários o Internacional, Atlético, Paraíba, Campinense e Sousa.

BOLA DENTRO

Para o público presente ao Perpetão no jogo Atlético X Paraíba. Mesmo com jogos pela TV a galera foi ao Colosso das Capoeiras para torcer pelo seu clube. Merece a NOTA 10!

BOLA FORA

Para a qualidade do futebol, cada vez mais pobre, que vem sendo apresentado por todos os clubes da Paraíba nesta reta final do nosso campeonato. Merece a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: