header top bar

Francisco Cartaxo

section content

Professor Ferreira Júnior

04/06/2017 às 11h01

Fórum Ferreira Júnior em Cajazeiras

Ele dava aula de geografia, andando de um canto a outro da sala. O Brasil tem 8 milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados. Nosso País é um gigante de norte a sul e de leste a oeste. Assim eu aprendi, menino-quase rapaz, aluno do Ginásio Salesiano Padre Rolim. Magro, elegante, espigado, sério, impoluto, sempre de terno e gravata. Nunca vi um riso em seu rosto.

Manoel Ferreira de Andrade Júnior era mais conhecido como promotor público, cargo que exerceu anos a fio, desde a posse em 12 de agosto de 1918, anotou João Rolim da Cunha. Ou desde 1910, pois Deusdedit Leitão cita a nomeação em 21 de outubro de 1910. Esta data faz mais sentido, pois ele casou-se em 27 de outubro de 1909 com Anália Domelice Bezerra, filha do então prefeito, coronel Justino Bezerra, quando João Machado governava a Paraíba. Ora, o pai de Ferreira Júnior foi destacado chefe político em Pilar, várias vezes deputado estadual, eleito pela facção de Álvaro Machado, o grande chefe da oligarquia adversária de Epitácio Pessoa.

Ferreira Júnior desempenhou outras funções importantes. Numa Cajazeiras acanhada teve a iniciativa de fundar o jornal O Rio do Peixe, que circulou pela primeira vez no dia 16 de novembro de 1924. Só mais tarde a diocese assumiu a orientação, conservando Ferreira Júnior e enxertando outros intelectuais, como Cristiano Cartaxo e Hildebrando Leal. Em 1944 publicou a “Monografia do município de Cajazeiras”, com o prefácio a seguir, assinado por Cristiano Cartaxo.

“Um livro útil. O dr. Manoel Ferreira de Andrade Júnior, digno professor do Colégio Salesiano Padre Rolim, deu-me a ler os originais da monografia do município de Cajazeiras, de sua autoria. É um trabalho, pequeno como são todos do gênero, que se lê de um fôlego, sem enfado e com justificada curiosidade. Outros o fizeram antes de mim, realçando-lhe os méritos e finalidade. Não sei, porém, se experimentaram a deliciosa impressão que me causou. Impressão de coisas do coração, repassadas de muito amor a Cajazeiras a quem o autor consagrou o melhor de sua atividade na fase áurea de sua juventude. Esse estado de alma se reflete claro na dedicatória à esposa e pessoas gradas da terra. Sobre ser, pois, obra de estudioso, de inegável e real utilidade, é também uma página do coração. Vívida. Atualizada. E que tem, a mais, o sentido de uma reação à inercia intelectual em que o isolamento nos confinou.

Que outros méritos não tivesse a monografia do município de Cajazeiras, só o desafio de nos arrastar à atividade produtiva na seara das letras, já seria motivo de aplauso e contentamento pela contribuição nova à construção da nossa bibliografia, cujo pedestal já está levantado com a História Natural e a Gramática Grega, do Padre Inácio Rolim, e o livro do Padre Heliodoro Pires (um Anchieta do Norte), e nada mais digno de figurar no microcosmo biográfico da terra que se ufana de ter tido por berço um colégio. Que o bonito exemplo do provecto professor acorde as nossas energias intelectuais, levando-nos a produzir algo de realmente interessante, de modo a não se apagar o brilho das nossas tradições de cultura.

Ao doutor Ferreira, pioneiro da imprensa neste rincão do estado sinceras felicitações por mais este título de benemerência que, insofismavelmente, conquistará com a publicação de sua monografia”.

O opúsculo menciona o livro “Geografia do Brasil, em vias de publicação”. Esta eu não conheço. Ferreira Júnior morreu na década de 1970 com mais de 90 anos.

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Escritor, filiado União Brasileira de Escritores/PE, ex-secretário de Planejamento da Paraíba, ex-secretário-adjunto da Fazenda de Pernambuco, ex-secretário-adjunto de Planejamento do Recife, Articulista semanal do jornal Gazeta do Alto Piranhas, de Cajazeiras, Consultor associado à CEPLAN, Consultoria Econômica e Planejamento.

Contato: cartaxorolim@gmail.com

AMIGO DE BRÁULIO BESSA

VÍDEO: Poeta que esteve no Encontro com Fátima Bernardes foi o convidado do Xeque-Mate da semana; VEJA!

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Pentecostal de Jerusalém

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e os preparativos para o Paraibano

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria Calado na Tv recebe Everly Paloma e Forró Bom de Mexer de Ipaumirim- CE

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Escritor, filiado União Brasileira de Escritores/PE, ex-secretário de Planejamento da Paraíba, ex-secretário-adjunto da Fazenda de Pernambuco, ex-secretário-adjunto de Planejamento do Recife, Articulista semanal do jornal Gazeta do Alto Piranhas, de Cajazeiras, Consultor associado à CEPLAN, Consultoria Econômica e Planejamento.

Contato: cartaxorolim@gmail.com