header top bar

Damião Fernandes

section content

Quanto vale? Um Jovem!

04/11/2011 às 14h18

Abrimos jornais, acessamos sites, ligamos o rádio ou a tv e as noticias quase sempre se repetem: Na cena do crime, ativo ou passivamente, esteve lá um jovem; Um garoto ou garota que teve sua vida definitivamente influenciada por uma “amizade” ou determinada por uma escolha pessoal. Se você visita uma prisão, quase não vê, entre os prisioneiros, pessoas de cabelos brancos: a maioria é extremamente jovem, que consumiu seus primeiros anos no crime e/ou nas penitenciárias que não recuperam ninguém e passa seus dias no ócio e na desesperança.

Nestes dias essa pergunta tem se instalado em meu coração como um selo indelével: Quanto vale um Jovem? Uma quantidade infinita de pais ou amigos que encontro que vivem em silêncios profundas dores por seus filhos ou amigos jovens – geralmente entre 15 a 25 anos – que vivem mergulhados numa realidade de drogadição, vicio do álcool ou outros comportamentos de rebeldia e violência. Muitas vezes esses pais, amigos, irmão de comunidade e entre outros, se sentem verdadeiramente impotentes no que se refere a ter uma atitude que consiga efetivamente mudar essa realidade. Sabemos que a solução para esses casos é uma via de mão dupla.

Quanto Vale? Um jovem! Insistentemente, imperativamante, essa pergunta ressoa aqui dentro. Quanto vale aquele jovem que leva uma vida sem sentido e vazia por faltar em sua vida algo tão básico e fundamental: o amor de seus Pais? O carinho de seus amigos, de seus irmãos! Quanto Vale? Um Jovem que por uma desilusão e/ou frustação amorosa ou amigável, conduz a sua vida em constantes atitudes de rancor, desamor e amargura – e quantos não conheço assim!? Quanto Vale a vida daquele Jovem que necessita de um norte para suas escolhas e decisões, para que estas não estejam fundamentadas num subjetivismo vazio ou em critérios confusos!

Dentre os muitos elementos da nova cultura pós-moderna que influem no processo de evangelização dos jovens e no fenômeno da indiferença de uma parcela da juventude face à Igreja, destacamos a subjetividade, as novas expressões da vivência do sagrado e a centralidade das emoções, afirma o Documento 85 da CNBB: Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais. Quanto vale a vida desses jovens que são violentamente assediados em sua religiosidade, afetividade e sexualidade por uma ditadura subjetivista e secular, portanto profana, que estabelece como verdade absoluta apenas aquilo e somente o que passa pelos sentidos e emoções.

Quanto Vale? Um jovem! …Essa reflexão me ajuda a recordar uma experiência que nos últimos dias tenho vivido. Na verdade agora não sei bem ao certo se não foi essa experiência que tive que me impulsionou a escrever que ora escrevo. Vamos ao fato:

Estamos mais uma vez nos preparativos do II ENCONTRÃO JUVENTUDE QUE ADORA Encontro promovido pelo Projeto de Evangelização Juventude que Adora da Comunidade Católica Siloé – E todos nós sabemos que para organizar seja qualquer evento, sempre é necessário uma quantidade mínima de recursos. Como não temos as mínimas condições financeiras para tanto; Temos sim o forte apelo de Cristo em nossos corações para seguir em frente e assim fazemos.

Então organizamos uma relação de Kit’s de Divulgação, onde saímos de loja em loja, empresa em empresa, não pedindo doações, mas sim vendendo esses Kit’s divulgação. Convidamos a tantos quantos queiram vincular a sua “marca” a um Projeto que trás em si o objetivo de levar O Amor e a Luz de Cristo a tantos Jovens que estejam vivendo aquelas – e Outras – realidades citadas no início do texto. O Projeto Juventude Que Adora quer ser um simples instrumento dócil nas mãos de Deus, para que Ele possa através dele despertar tantos Jovens do sono da vida vazia e sem sentido.

É bem verdade que muitos se sensibilizam com o Projeto e aderem com entusiasmo e motivação… Mas outros, no entanto, tentam justificar sua insensibilidade a um Projeto desse que leva vida e restauração a tantos, dizendo simplesmente que: “Já gastei demais esse mês” ou que “ é muita gente pedindo – esmola”...Mas que fique claro que de maneira alguma alimento qualquer ressentimento ou julgamento para com essas pessoas, acredito que somente damos aquilo que verdadeiramente temos e que são nossos valores que movem nossas ações.

Quanto Vale? Um jovem! Vale a disposição do nosso coração de sensibilizar-se com a dor Outro, com a vida do Outro. E o outro aqui são centenas de Jovens de Cajazeiras e de tantos outros lugares que precisam urgentemente fazer uma experiência radical que mude o rumo de suas vidas, seus ideais, seus valores. Experiência essa, que somente é possível quando estes se encontrarem com Aquele que encontrando o Jovem Rico, diz a palavra de Deus, “Olhou para ele com amor”.

Nós do Projeto Juventude Que Adora e a Comunidade Católica Siloé, acreditamos nisso com nossa vida. E você? E pra você, quanto vale? Um Jovem?

Para saber mais:

Acesse: www.juventudequeadora.com.br

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Damião Fernandes

Damião Fernandes

Damião Fernandes. Poeta. Escritor e Professor Universitário. Graduado em Filosofia. Pós Graduado em Filosofia da Educação. Mestre e Doutorando em Educação pela (UFPB). Autor do livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro. (Penalux, 2014).

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: