header top bar

Geraldo Wilson

section content

Questão de Ordem – Desmontada

09/04/2014 às 15h53

Desmontada
É visível o desmonte que vem experimentando a bancada de situação na Assembleia Legislativa da Paraíba. Desde o início do governo RC, a relação dos deputados da base não caminhou bem, sempre houve estremecimentos. O que se deve questionar é o fato de que somente agora, depois de mais três anos é que a revoada acontece. O argumento da maioria dos deputados fujões reside na falta de “diálogo” do governador. Uma perguntinha inquietante, se Cássio não fosse candidato esses parlamentares teriam coragem de romper com o governo? 

Bola da vez
Continua em alta o preço do PTB da Paraíba. Com exceção do pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital, os outros dois, RC e CCL vêm insistindo no apoio do ex-senador Wilson Santiago. Matreiro e com tempo para negociar, Santiago faz consultas as suas bases e espera a hora certa de definir para que lado vai migrar. Uma fonte bem confiável me disse que Santiago estaria encontrando resistências de um considerável número de prefeitos, seus apoiadores, em pender para o lado do senador Cássio Cunha Lima. A explicação é obvia: esses gestores já haviam assumido compromissos anteriores de votar em RC, com base na boa relação Estado/Municípios. 

Fim da linha
Se o PSC do deputado Vituriano optar mesmo por apoiar ao senador Cássio Cunha Lima, a boa relação Carlos Antonio/Denise e o senador Cássio chega ao fim. Esse posicionamento vai também conturbar a parceria entre os dois e o deputado José Aldemir. Essa situação pode aproximar os dois deputados cajazeirenses e assim afastar o carlismo em embates futuros. Por essa ninguém esperava. São os estragos do rompimento de Cássio e RC.

Empurra empurra
Tenho observado uma situação inusitada nos blocos políticos do município de Uiraúna. É assim: Integrantes do grupo liderado pelo prefeito alardeiam que a oposição não vai votar em RC, por outro lado, quando ouvimos a oposição, declaram que Dr. Bosco está de malas prontas para aderir a Cássio. O histórico dos dois grupos políticos mostra que nas duas últimas eleições eles votaram nos mesmos candidatos, em 2006 Cássio Cunha Lima e em 2010,  RC. Há quem diga que os dois grupos sentem ciúmes e no final não tem coragem de romper e votar noutra candidatura. Mas tem gente nos dois grupos que entendem que a situação se define da seguinte maneira: perdendo ou ganhando estamos juntos.

Indefinido?
O vice-prefeito de São João do Rio do Peixe, Joaquim de Edite, declarou que ainda aguarda uma posição positiva da parte do governador no tocante a recursos para obras importantes no Município. Segundo ele, se isso vier acontecer ele e o prefeito Aírton Pires juntamente com alguns vereadores vão votar na reeleição do governador Ricardo Coutinho. As relações políticas entre o grupo comandado pelo prefeito Aírton e o governador foram contaminadas por posições exacerbadas de integrantes dos dois lados. Não sei se há tempo e espaço para juntar os cacos.

Mais um
O MPF da cidade de Sousa ofereceu mais um processo contra a atual prefeita de Poço de José de Moura, Aurileide Egídio de Moura. Dentre tantos outros, esse é mais um por improbidade administrativa. Aurileide conta com uma famosa e cara banca de advogados em João Pessoa, que vai apresentando a sua defesa e empurrando possíveis punições. A prefeita declara que no decorrer da tramitação dos processos vai provar sua inocência. Isso dar uma dor de cabeça e uma insônia danada.

Na mídia
As ações administrativas desenvolvidas pelo prefeito Gervásio Gomes do Município de Bernardino Batista tem ganhado as páginas dos principais meios de comunicação da região e da Paraíba. Toda semana, alguma atividade nova coloca aquele município serrano em evidência. A administração programa uma gestão participativa e recheada de obras e serviços, que possibilitam um avanço significativo no desenvolvimento das zonas urbana e rural. A população agradece.

Estado de êxtase
A prefeita de Joca Claudino, Lucrécia Adriana, não se cansa de comemorar os resultados da última audiência com o governador RC. A licitação da obra do século já está pronta e os envelopes serão abertos no dia 5 de maio. O engenheiro Wendel Dantas, esposo da prefeita, esteve com o diretor do DER e esse assegurou a disposição daquele órgão de fazer essa obra num tempo recorde. Em contrapartida ninguém fale em apoio para outro candidato, que não seja o governador Ricardo Coutinho. E o reconhecimento da prefeita e todo o seu grupo político a decisão de RC em fazer o acesso à cidade de Joca Claudino.

Reunindo
O suplente de senador, Deca do Atacadão, esteve na sua terra natal, Joca Claudino e fez reunião política entre seus principais apoiadores. Participaram do encontro, a vice-prefeita Laleide e o vereador Jocivaldo Amorim além de suplentes de vereadores e lideranças políticas. Deca aproveitou a oportunidade para pedir apoio ao candidato a governador Cássio Cunha Lima e para a dobradinha Wilson Filho e José Aldemir. Assim, vai chover na roça da prefeita, pois esses dois deputados são os mesmos candidatos dela.

Nos bastidores
Tem um entrave obstaculizando o início da obra do matadouro regional a ser construído no município de Uiraúna. Os prefeitos de Bernardino Batista, Joca Claudino e Poço Dantas estão insistindo na ideia de que ele seja construído nas proximidades do povoado de Areias, local onde fica com acesso privilegiado aos três municípios. Dr. Bosco Fernandes bateu o pé e só admite que o matadouro seja edificado as margens da BR 405, próximo a comunidade e Pocinhos. Na minha modesta e humilde opinião tá faltando bom senso.     

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: