header top bar

Geraldo Wilson

section content

Questão de ordem – Desobediência I

19/09/2014 às 18h52

Essa eleição vai mesmo ficar na história pelas manifestações de rebeldia partidária e escaramuças dos principais atores desse processo. É que prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todos os municípios paraibanos não estão respeitando orientações dos seus partidos e nem aos seus chefes políticos. De junho até os dias atuais assistimos as mais variadas formas de descumprimento aos ritos de fidelidade partidária e de desobediência de liderados a líderes políticos. O vai e vem para uns e a trairagem para outros tem sido a marca registrada dessa eleição.

Desobediência II
O caso mais recente e mais próximo da gente é a situação aqui no nosso município de Poço de José de Moura. A prefeita Aurileide Egídio de Moura se vê diante de um quadro, que não foge a regra geral. Depois de várias e intensas conversas de bastidores, ela viu retornar as suas hostes situacionistas o ex-vice prefeito, Walmir Quaresma. Antes dele, o rebelde da eleição de 2012, vereador Joaquim Paulo voltou de braços abertos a sua bancada na Câmara Municipal, até aí tudo normal dentro do contexto político partidário e administrativo dessa seara. 

Desobediência III
Acontece que, essas duas lideranças políticas, que recentemente se alinharam outra vez com Aurileide, ainda trazem resquícios de desobediência e não votam no candidato da prefeita, que vem a ser o governador Ricardo Coutinho. Essa rebeldia se configura num tom de absoluto desrespeito a orientação da gestora, que segundo se observa, prestigia seus aliados políticos. Só há uma explicação para essa posição de fragilidade de comando: Os tempos de liberdade política estão voltando e a máxima de que ninguém é de ninguém estão de volta. 

Corpo a corpo I
Eu disse três meses antes da eleição, falando sobre a indiferença dos eleitores e políticos em relação a disputa eleitoral, que isso mudaria a partir do momento em que essas lideranças políticas, com ou sem mandato, caíssem em campo e começassem a desenvolver atividades para pedir votos. Isso acontece principalmente em municípios de médio e pequeno porte, onde o corpo a corpo faz toda a diferença e o contato com o eleitor o faz tomar posição. 

Corpo a corpo II
Soube esses dias, somente para citar um exemplo, que o prefeito de Bernardino Batista, Gervásio Gomes, está fazendo visitas em todas as comunidades rurais e urbanas. Ao lado de vereadores e demais lideranças políticas, ele cabala votos para os seus candidatos. Assim, o cenário muda, o eleitor se empolga a dizer e defender seus escolhidos e o índice de indecisos diminui fatos esses que terminam por contribuírem com uma eleição bem mais disputada.

Goleada
O placar elástico de 7 X 0 pelo registro da candidatura do deputado federal Wilson Filho no TSE demonstra mesmo que o direito eleitoral é vasto e permite diversas e interpretações sobre uma ação. Essa observação se explica, considerando que o TRE da Paraíba indeferiu o registro da sua candidatura pelo mesmo placar de 7 X 0. No mundo jurídico a decisão dos juízes do Tribunal Regional da Paraíba foi taxada pelos advogados de Wilson Filho como um fato “equivocado”, oportunidade em que afirmaram e alardearam que iriam buscar a reparação desse “equivoco” no TSE. O fato se concretizou na sessão plenária da corte eleitoral nesta terça-feira, 16, quando por 7 X 0 a candidatura do petebista obteve o registro definitivo e assim, pelo mesmo placar, reverteu a goleada sofrida no TRE da Paraíba.

Será? I
As informações já estão sendo divulgadas em todos os meios de comunicação da Paraíba. A manchete é: “Máquinas iniciam construção do acesso à cidade de Joca Claudino”. Se não for mais uma pegadinha, a população daquele município vai comemorar a exaustão essa notícia. Para não continuar a levar informações desencontradas aos nossos leitores/ouvintes, consultei o engenheiro Wendel Dantas, esposo da Prefeita Lucrécia Adriana e ele me garantiu que a construtora progresso, a mesma que está retomando os serviços, para conclusão da BR 434 está fazendo a limpeza dos três km do trecho que separa a cidade de Joca à BR 434. 

Será? II
Ainda segundo Wendel, a obra está autorizada pelo DNIT e será feita num período muito curto. Ele adianta ainda, que o povo de todo o município ainda nutre desconfianças, porém já afasta a possibilidade dessa movimentação ser mais uma promessa de campanha. A alegria já contamina todo o povo.

Desanimado
O vice-prefeito de São João do Rio do Peixe reluta em votar no candidato a deputado federal que prometeu viabilizar recursos para a construção da tão sonhada e espera adutora do Lagoa do Arroz para São João. O fato é que o referido parlamentar prometeu a obra para antes da eleição, a população acreditou, acreditou e já não há mais tempo para esse sonho se tornar realidade. Acontece que meio mundo de aliados e correligionários do prefeito, a exemplo de Joaquim de Edite, sempre colocavam que só votariam neste deputado se essa obra fosse pelo menos iniciada. Até agora nada sinaliza com essa obra e essas lideranças políticas devem tá com um pé atrás para cumprir a promessa de votar nesse candidato.

Água fria I
Já disse e insisto, não acredito em pesquisas na Paraíba. Os exemplos seguidos em eleições anteriores embasam essa nossa posição. Interesses obscuros de grupos que comandam os maiores conglomerados de comunicação no Estado pagam caro para que suas pesquisas saiam favoráveis aos candidatos das suas preferências. Foi assim em 2010, quem viveu aquele período, viu! 

Água fria II
Mesmo diante dessa constatação o que mais se observou nos últimos dias é o claro e patente desânimo de eleitores, que estava “disparado” nas “pesquisas”. Outra rodada de pesquisa foi divulgada essa semana e o candidato “disparado” caiu outra vez, depois de quedas subsequentes em detrimento da subida do seu principal oponente. Esse fato tem deixado aqueles eleitores eufóricos, que vinham pregando o oba oba, já ganhou, etc. desconfiados e em alerta. É que gato escaldado tem medo de água quente. kkkkk  

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Geraldo Wilson

Geraldo Wilson

Jornalista DRT – PB 1.020, Vereador – Poço de José de Moura – Paraíba, Produtor e apresentador do Programa Questão de Ordem na Rádio Alto Piranhas – Cajazeiras – Paraíba, todos os sábados a partir do meio dia.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: