header top bar

José Anchieta

section content

Reverenciando a história

26/06/2015 às 08h20

O momento de comemorações e de resgate histórico vivido pela Diocese de Cajazeiras, desde fevereiro do ano passado, tem conseguido despertar a atenção de muitos cajazeirenses e paraibanos, notadamente, estudiosos e interessados em se aprofundar nas discussões sobre o papel dessa instituição religiosa no desenvolvimento local e regional.

Ao festejar seu Centenário, a Diocese se abre para o debate, e recebe o reconhecimento de importantes ações desenvolvidas. E entre tantas que são citadas, está a de maior repercussão: o passo inicial para Cajazeiras se tornar um pólo de ensino superior em pleno Sertão nordestino.

Essa trajetória começou em 1969, com a instalação da Faculdade de Filosofia, que foi transformada, posteriormente, em Centro de Formação de Professores da UFPB, hoje, UFCG. A partir dessa iniciativa, a cidade começou a despertar para a sua principal vocação, encarando desafios e abrindo novos horizontes para seu desenvolvimento.

Pois bem, a FAFIC, mantida pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras (FESC), foi, inegavelmente, a precursora desse complexo educacional existente na cidade, e que tem refletido em importantes avanços em outros setores. Hoje, são cinco instituições de ensino públicas e privadas, com mais de 30 cursos de graduação, e atraindo milhares de alunos de vários estados do Nordeste. 

Essa história, pois, não pode ser separada da própria vida da Diocese em Cajazeiras. E ela representa a chama lançada, inicialmente, pelo Padre Rolim, que entendia a educação como instrumento de transformação e de desenvolvimento social e econômico. Aliás, foi em torno da obra educacional do padre mestre, que Cajazeiras cresceu se desenvolveu.

O registro dessa história é importante para se exaltar as nossas melhores tradições, despertando as novas gerações para o conhecimento de fatos e acontecimentos que marcaram a vida da cidade. É, portanto, uma justa reverência a uma instituição que, sob a inspiração do seu símbolo, o Padre Rolim, contribuiu para importantes conquistas.

As comemorações do Centenário se revestem da maior importância porque reconstituem esse e outros momentos de glória que marcaram a presença da Diocese em Cajazeiras e na região, mas também devem despertar as gerações atuais para a busca de novos caminhos na construção de um futuro melhor para todos.

Zé e a sucessão
O deputado estadual José Aldemir continua muito cauteloso quando trata de assuntos ligados ao cenário político local e, principalmente, à sucessão municipal. Ele sustenta que só discute a eleição em 2016, e não demonstra muita pressa em definir rumos. Zé Aldemir aguarda, pacientemente, as definições da reforma política, bem como os desdobramentos na Paraíba e de modo particular em Cajazeiras. Enquanto isso, as especulações aumentam em Cajazeiras e nos demais municípios da região sobre composições partidárias e formação de chapas, o que é normal nestes tempos de ano pré-eleitoral.

Do colunista José Anchieta 

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: