header top bar

José Antonio

section content

Ricardo Coutinho e a cidade de Cajazeiras

18/11/2013 às 23h56

As três principais obras, de pedra e cal, da lavra do governador Ricardo Coutinho, em Cajazeiras, andam em ritmo acelerado: Escola Técnica Estadual, Teatro ICA e a Reforma do Estádio Perpetão. 

Além da pedra e da cal que juntos constroem edifícios, três outras ações do governo têm me chamado a atenção: a primeira que ajuda na redução da mortalidade infantil, através do Banco de Leite Humano (BLH) de Cajazeiras, que recentemente atingiu o “nível de excelência no serviço e atendimento” e foi credenciado pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, que o concedeu “padrão ouro”, a outra é o programa do “Mutirão da Catarata” e a que considero excepcionalmente valiosa é o “Programa de Inclusão Social através da Musica e das Artes”, conhecido como PRIMA, que havia sido prometido durante a plenária do Orçamento Democrático deste ano, em Cajazeiras.

As declarações de Silmara Abrantes, coordenadora do Banco de Leite Humano de Cajazeiras, esclarecem o motivo da comenda obtida no Rio de Janeiro: “quando eu o assumi, o Banco de Leite de Cajazeiras era praticamente um depósito, não tinha um funcionamento certo, e coletava apenas 2 litros por mês. Como não havia continuidade a maternidade de referência utilizava leite artificial. Hoje a gente tem uma coleta que excede a nossa necessidade, além do reconhecimento da sociedade. Atendemos cerca de 400 crianças por mês, e isso é maravilhoso, não só para Cajazeiras, mas para todo o Estado”.

Atualmente o Banco de Leite Humano de Cajazeiras conta com pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, obstetra, nutricionista, assistente social, bioquímico, técnicos de laboratório, cerca de 35 doadoras ativas e 115 ex-doadoras de diferentes perfis socioeconômicos. Em 2012 foram mais de 500 crianças beneficiadas com leite doado para o BLH. Todas estas ações representam vida e com certeza irá reduzir o índice de mortalidade infantil de nossa cidade.

Outra grande ação do governo do estado, em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios, são os mutirões de catarata, que já realizaram 2.295 cirurgias entre os meses de maio e outubro desse ano.  Investimentos na ordem de R$1.475,685,00. Destas 2.295, cirurgias em todo o estado, somente em Cajazeiras, foram realizadas 464. E tive oportunidade de conversar com alguns amigos meus, todos com idade superior a sessenta anos, que afirmaram que têm agora uma nova vida e que se não fosse estes mutirões não tinham a mínima condição de arcar com as despesas destas cirurgias.  

Com relação ao PRIMA, já se encontram em Cajazeiras cerca de 200 instrumentos musicais e a estrutura para funcionamento da escola de música está sendo preparada, os funcionários e professores estão em processo de seleção e que depois de tudo pronto vai poder matricular 250 alunos, com idade não superior a 15 anos e se destina, preferencialmente, aos filhas das famílias incluídas nas ações sociais do governo federal. 

Esta ação vai permitir retirar das áreas de risco os jovens, principalmente, as relativas às drogas e também para permitir aumentar a autoestima da juventude da periferia de nossa cidade. Este projeto tem um alcance social incalculável. 

Infelizmente, para os olhos do povo, as obras de qualquer governo só têm mais valor quando são feitas de pedra e cal, mas é preciso que um dos olhos possa ver também as que têm alcance social e que possam patrocinar para os cidadãos uma melhoria de sua vida e o da sua família, como é o caso destas três ações, dentre muitas outras, que o governador Ricardo Coutinho vem realizando em nossa cidade: leite materno, que simboliza vida; catarata que simboliza luz e música que é alegria e descoberta de valores.  

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: