header top bar

José Antonio

section content

Rita de Cássia Assis: Primeira vereadora de Cajazeiras

09/07/2016 às 13h28

Eleições em 2014 terão queda no Sertão

Rita de Cássia Assis Pereira nasceu em Cajazeiras no dia 22 de maio de 1912. Era filha de Sabino Matias Coelho de Assis, primo carnal de Dom Moisés Coelho, que foi o 1º bispo da Diocese de Cajazeiras e de Dona Maria Isabel César de Assis, conhecida como Dona Nenen, que se destacou na sociedade cajazeirense como a melhor modista de sua época.

Do casamento de Sabino com dona Nenen, nasceram Adalbertina, Celsa, Judi, Tim (residiu em Cajazeiras e foi funcionário dos Correios e Telégrafos, já falecido) e Fortunata de Assis Rolim, já falecida, que foi casada com Antonio Cartaxo Rolim, ex-prefeito de Cajazeiras (1955/1959).

Rita de Cássia casou-se com o também Cajazeirense José Pereira da Silva, que residia no Sítio Cava e possuía várias fazendas no município de Cajazeiras, destacando-se as da Serra do Vital, Oitis, Coxos e Beira do Rio, que ainda pertence aos seus filhos.
Sabino e Rita moraram durante nove anos no Distrito de Engenheiro Ávidos, de onde administravam suas fazendas.

Desta união nasceram quatro filhos: Eudes de Assis Pereira, conhecido como “Mosquito”, tendo se revelado como jogador de futebol e foi também agente fiscal do Estado, já falecido; Zenaide, casada com um funcionário do Banco do Brasil; Ivo, trabalhou no Banco Itaú e Dayse. Dona Rita ficou viúva no ano de 1946.

Dona Rita Assis trabalhou durante dezoito anos na Cooperativa Banco Agrícola de Cajazeiras, em cuja época não era tão comum ver mulheres exercendo profissões. Era bastante conhecida na comunidade e exercia a sua atividade de bancária com muito zelo, eficiência e presteza. Rita foi a primeira mulher cajazeirense a exercer esta função.

O seu marido exercia e tinha uma influência marcante na vida política do município de Cajazeiras e ao lado de José Caetano, no distrito de Engenheiro Ávidos, faziam oposição e davam trabalho aos governantes de então.

Com a morte de José Pereira, em 1946, Rita Assis não abandonou por toda a luta partidária que exercia o marido e ingressou na vida pública.

Rita de Cássia foi eleita vereadora no dia 12 de agosto de 1951, se constituindo na primeira mulher a ser eleita para a Câmara Municipal de Cajazeiras, pela (UDN) União Democrática Nacional e obteve 321 votos, nesta eleição foram eleitos ainda pela UDN Dr. Waldemar Pires Ferreira, Nelson Rolim, Raimundo Leite Rolim e pelo PSD – Partido Social Democrático, foram eleitos José Paulino, Manoel Soares, Augusto Mendes Ribeiro, Nilton Simões e Hilário Moreira. Nesta eleição foi eleito prefeito o médico Otacílio Jurema e como vice o agropecuarista Acácio Braga Rolim.

Rita Assis era conhecida como uma mulher de muita fibra e de muita coragem e teve uma participação muito forte na vida política, social e econômica de Cajazeiras.

Vale ressaltar que além das qualidades pessoais dona Rita Assis, era conhecida também, na sua juventude, como uma das mulheres mais bonitas de Cajazeiras, que fazia os rapazes suspirarem diante de seu encantamento e beleza.

O falecimento de Rita Assis, ocorrido na capital do Estado, em 25 de novembro de 2004, deixou a cidade de Cajazeiras de luto, pela
simbologia, pioneirismo, ineditismo e pela representatividade e valor da mulher na terra que lhe serviu de berço.

Rita Assis, foi a Mãe Aninha de Cajazeiras, nas décadas de 50 e 60 e esta cidade, os seus filhos, a sua câmara municipal, além do poder executivo estão a dever e render as mais justas homenagens e
a esta mulher que foi símbolo e exemplo das aguerridas mulheres cajazeirenses.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: