header top bar

Francisco Cartaxo

section content

Rivalidade entre Cajazeiras e Sousa (3)

12/03/2018 às 11h03 • atualizado em 25/03/2018 às 13h08

O prefeito José Aldemir, já foi deputado federal cajazeirense

Cajazeiras tem inveja de Sousa no campo da atividade política. É comum a gente lamentar o pequeno número de deputados federais e senadores cajazeirenses, que vivam nossos problemas e lutem com afinco em Brasília pelos nossos interesses. Isto é questão recorrente em Cajazeiras, sobretudo às vésperas de eleição, quando é usual lembrar o nome do primeiro deputado federal cajazeirense: Antônio Joaquim do Couto Cartaxo. E que só em 1954, após 60 anos, veio o segundo, Ivan Bichara Sobreira!

O terceiro, eleito em 1982, foi Edme Tavares. Depois tivemos os meteóricos Zuca Moreira e José Aldemir. O senador Raimundo Lira está na lista apesar de ser mais de Campina Grande do que nosso. Existem ainda os suplentes que exerceram mandato: os senadores Otacílio Jurema e Deca do Atacadão, os deputados Chico Rolim e Vituriano de Abreu.

É muito pouco para um município de mais de 150 anos que, durante décadas, foi o quinto colégio eleitoral da Paraíba. Pouquíssimo, comparado à situação de Sousa. Este humilhante confronto vem de longe. Desde o Império Sousa tem representação no congresso nacional.

No parlamento estadual não era diferente.

No Império e na República Velha (1889-1930) era comum a presença de um Gomes de Sá, um Marques Guimarães, um Sá e Benevides, um Fonseca de Andrade, um Silva Mariz. Já os Rolim e os Cartaxo minguavam na assembleia estadual. Veja que ironia: o primeiro dos nossos a ocupar cadeira na capital da província, Manoel de Sousa Rolim, integrou a bancada do Partido Conservador, como representante de Sousa. Homenagem à povoação de Cajazeiras? Que nada! Indicado pelo coronel José Gomes de Sá Júnior, chefe político em Sousa. Como assim? O irmão do padre Rolim, nosso primeiro advogado, abriu escola em São José da Lagoa Tapada para ensinar aos Correia de Sá. E lá se casou. Por isso, virou deputado.

Na República Velha a hegemonia de Sousa persistiu, tanto no parlamento federal como na assembleia do estado, a ponto de continuar a ter, muitas vezes, dois ou três deputados numa mesma legislatura. Esse privilégio Cajazeiras só alcançou após a Constituição de 1946, com João Jurema, Hildebrando Assis e Ivan Bichara! O ciúme de Cajazeiras, portanto, tem forte base histórica.

Essas coisas me fazem lembrar um fato real, ocorrido em 1975. Empossado governador, Ivan Bichara veio a Cajazeiras. Eu o acompanhei como secretário de planejamento do seu governo. Naquela ocasião, mantive conversa informal com um antigo colega do Ginásio Salesiano Padre Rolim, quando falamos de projetos importantes para o governo executar em Cajazeiras. Ele se entusiasmou com o papo, apontou obras prioritárias e, muito sério, disse mais ou menos isto:

– Ivan deve fazer tudo por Cajazeiras… agora, tem uma coisa, não pode levar nada pra Sousa. Frassales, você tem que dizer isto a Ivan.

Não revelo o nome do protagonista desta historieta para evitar constrangimento. Por trás dessa visão estavam décadas da frustração cajazeirense, por sentir-se inferiorizada na representação política frente à supremacia de Sousa. A presença de Ivan seria a grande oportunidade de Cajazeiras, na percepção do meu amigo. Em vão tentei convencê-lo da impossibilidade de Ivan Bichara assumir tal postura, irrealista, fora do contexto da época e, sobretudo, do feitio do ilustre cajazeirense que governou a Paraíba sem discriminações. Sousa mereceu dele tratamento condizente com o seu porte, seu potencial e sua força política, aliás, ajudado pelo advogado Eilzo Matos como secretário de Justiça.

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Francisco Sales Cartaxo Rolim foi secretário de planejamento do governo de Ivan Bichara, secretário-adjunto da fazenda de Pernambuco – governo de Miguel Arraes. É escritor, filiado à UBE/PE e membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL. Autor de, entre outros livros, Guerra ao fanatismo: a diocese de Cajazeiras no cerco ao padre Cícero.

Contato: [email protected]

Francisco Cartaxo

Francisco Cartaxo

Francisco Sales Cartaxo Rolim foi secretário de planejamento do governo de Ivan Bichara, secretário-adjunto da fazenda de Pernambuco – governo de Miguel Arraes. É escritor, filiado à UBE/PE e membro-fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL. Autor de, entre outros livros, Guerra ao fanatismo: a diocese de Cajazeiras no cerco ao padre Cícero.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: