header top bar

José Ronildo

section content

Saúde devia ser prioridade

09/04/2016 às 23h30 • atualizado em 13/04/2016 às 23h32

Saúde devia ser prioridade

Por José Ronildo

Pessoalmente não concordei com o fato da educação ter sido eleita como a área a carecer de mais atenção por parte do governo do Estado, durante a Plenária do Orçamento Democrático na região.

A verdade é que muita coisa melhorou na educação pública nas últimas décadas. Depois da exigência de professores com formação superior; do concurso público; do pagamento do salário mínimo e dos Planos de Cargo Carreira e Remuneração, os professores passaram a contar com um Piso Salarial inicial e a manutenção dos PCCR’s, que prevê salários maiores para que tem mais tempo de serviço, especializações, mestrado e doutorado. Em função de tudo isto, as greves que eram constantes e traziam prejuízos enormes para a educação pública e principalmente para os alunos, praticamente acabaram.

A nucleação das escolas; a melhoria no transporte escolar são exemplos claros dos investimentos na educação pública, que hoje recebe os pobres. Agora mesmo o governador Ricardo Coutinho inaugurou uma reforma, ampliação e um ginásio de esportes em escolas nas cidades de Poço Dantas e Bom Jesus; o governo federal distribuiu ônibus escolares com todas as prefeituras. Não faltam recursos para reformar as escolas e os estudantes recebem caderno, lápis, livros, farda e merenda. Quem mora na zona rural, tem transporte.  Nos governos Lula e Dilma, Cajazeiras se transformou em uma cidade universitária, com a criação de dezenas de cursos públicos e privados, além de novas faculdades e programas que permitem o acesso da população de baixa renda nessas instituições privadas, como Prouni e Fieis.

Na saúde, apesar dos avanços, com a criação de programas como Saúde na Família; novas UBS; CEO – Centros de Especialidades Odontológicas; farmácias populares, SAMU, Mais Médicos, o que a gente vê são as ambulâncias nas estradas levando pacientes de um lado para o outro, em busca de atendimento medido e hospitalar, como a realização de cirurgias e tratamentos médicos.

Os hospitais regionais não conseguem atender a demanda no que se refere às cirurgias que aqui são realizadas (as mais simples). Até bem pouco tempo havia uma lista de espera para realizar uma cirurgia. Não sabemos se ela ainda existe. Precisamos de uma UTI neonatal e a nossa UTI para adultos precisa ser ampliada.

Outro problema sério é a falta de leitos em UTI’s em João Pessoa e Campina Grande. Recentemente um cidadão denunciou que uma idosa ficou 18 dias em cima de uma cama aguardando uma vaga de UTI, onde ficaria após a colocação de uma prótese no fêmur e terminou morrendo, sem que essa transferência acontecesse e a paciente que deu entrada com suspeita de estar com a gripe H1N, que requer uma atenção especial e isolamento total teve que ser transferida para Pombal, em função da falta de vagas na UTI local.

São José de Piranhas

Segundo o Dr. Edson Pereira, do PDT, o governador Ricardo Coutinho; a vice-governadora, Lígia Feliciano e o seu esposo, o deputado federal, Dr. Damião vêm lhe incentivando para disputar a Prefeitura daquele município, mesmo com o PSB, que é o partido do governador, também tendo um candidato, no caso, Chico Mendes, que é apoiado pelo prefeito, Domingos Neto. Neste caso, o governo estadual teria duas candidaturas naquele município.

Divulgação

Sem assessoria de comunicação, a professora Andreia Braga, gerente regional de Educação do Estado vem divulgando por conta própria o trabalho e ações da sua pasta, nas redes sociais, sites e jornal.

Lançamento

A viúva de Zezé de Né Gomes, Ana Cleide lançou-se pré-candidata a prefeita pela oposição, juntando-se a outros cinco nomes já lançados. A oposição estaria com o pé atrás em relação a Júnior Brasileiro, em função da sua ligação com Zé Lacerda.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: