header top bar

José Anchieta

section content

A saúde dos cajazeirenses em risco

29/04/2016 às 15h53

Por José Anchieta

Cajazeiras vive uma verdadeira epidemia das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, chikungunya e zica, cujos sintomas são muito parecidos, e têm atingido grande parte da população, com sérias suspeitas de estarem agravando o quadro geral de saúde das vítimas, principalmente de crianças e idosos. É claro que o problema é geral, mas parece que em Cajazeiras está sem nenhum controle e se agravando cada vez mais.

Os casos vêm aumentando a cada dia, superlotando as unidades hospitalares, e expondo as deficiências crônicas e graves do nosso sistema de saúde pública. As unidades básicas não funcionam plenamente, conforme denuncia a própria população, e os hospitais não conseguem atender a todos que procuram assistência.

Pelo que se registra, o mosquito tomou conta da cidade, aproveitando-se da precariedade da nossa infraestrutura urbana: terrenos baldios cobertos de mato, esgotos a céu aberto e água acumulada das chuvas em muitos locais, além da falta de cuidados dos próprios moradores com seus depósitos de água parada. Tudo isso tem contribuído para criadouros do aedes, que se reproduz rapidamente.

Diante dessa dura realidade, as pessoas se revoltam, procuram os meios de comunicação e cobram ações das autoridades, principalmente no que diz respeito ao combate mais eficaz aos focos do mosquito. E com razão, porque faltou, verdadeiramente, uma grande mobilização, a exemplo do que ocorreu em outras cidades. Faltou um chamamento à sociedade para campanhas de esclarecimento e prevenção, além de um trabalho mais forte de perseguição aos focos, seguindo as indicações dos altos índices de infestação.

A verdade é que a situação está se agravando, e a população sofrendo muito e temendo o surgimento de novas e graves doenças. Até quando vamos continuar com esse quadro lamentável de exposição dos cajazeirenses a essas e outras enfermidades? É muito preocupante.

Cobranças

A população da zona leste da cidade tem cobrado muito uma limpeza no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, o conhecido cemitério novo da cidade. Segundo os moradores mais próximos, o mato está muito crescido e há água acumulada em alguns locais, se constituindo em ambiente favorável para criadouros do Aedes aegypti. Nessa área, há muita gente se queixando das doenças transmitidas pelo mosquito.

Eleições 2016

O PT de Cajazeiras adiou para o próximo mês de maio a decisão sobre sua participação nas eleições municipais deste ano. Em encontro com a participação de filiados, os petistas vão avaliar o quadro e decidir o rumo para a o embate municipal. O presidente Chico Ferreira e o advogado Moreira Lustosa adiantaram à Coluna que a data para realização do evento partidário deverá ser definida nos próximos dias.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: