header top bar

José Ronildo

section content

Saúde pública

10/02/2017 às 16h37

Não é de hoje que o SUS não vem atendendo a população pobre, que é quem ainda procura o sistema público de Saúde, principalmente no que se refere a exames e cirurgias.

Muitas pessoas estão vendendo alguma coisa; uma vaca ou fazendo empréstimo para fazer cirurgias e exames em hospitais e clínicas particulares.

Uma senhora de Cajazeiras, que tem fibromialgia, reclamou em uma rede social que precisava fazer uma cirurgia no pé, mas não conseguia. Ela disse que já deu várias viagens na Central de Marcação e no próprio Hospital, mas sem perspectiva de realizar o procedimento.

Como entender que um hospital do porte do de Cajazeiras só realize cirurgias de urgência e emergência, e mesmo assim, nos casos de fraturas mais graves ou traumatismo craniano, os pacientes precisam ser transferidos para João Pessoa ou Campina.

As pessoas pobres dão entrada no HRC com AVC e na hora da transferência, não encontram vaga nas UTI’s de João Pessoa ou Campina Grande. Enquanto isso fica esperando a hora de morrer.

Uma cidade do porte de Cajazeiras não faz cirurgias de catarata pelo SUS. As pessoas idosas precisaram esperar pelos mutirões realizados pelo Estado ou se deslocar para João Pessoa e muitas vezes ainda precisa recorrer a políticos para conseguir, ou então pagar nas clínicas particulares. Uma criança foi picado por uma cobra em Monte Horebe e teve que ser transferida para Campina Grande, para tomar o soro.

Ainda em Cajazeiras, para não ir muito longe, os postos de saúde não têm ainda a receita azul para prescrever medicamentos controlados; alguns dentistas não estão trabalhando porque faltam luvas e outros materiais, segundo reclamações também nas redes sociais. Sabemos que tivemos mudança de governo e para comprar qualquer coisa tem que ter licitação, no entanto, mesmo assim, é inadmissível que falte esse tipo de coisa nas unidades básicas e nos hospitais.

Reconhecemos a vontade de fazer e até o esforço da nova secretária de Saúde do município, Drª Paula, para que as pessoas pobres façam suas consultas, seus exames, sem humilhações, sedo bem tratadas, mas realmente, não é tarefa fácil, afinal, essa é a triste realidade da saúde pública no Brasil.

Curtas

 *O senador Cássio Cunha Lima depois de liderar o seu partido, o PSDB, no Senado, agora foi eleito 1º vice-presidente da Casa, demonstrando prestígio político junto ao seu partido.

*Segundo o pré-candidato a deputado federal, Antonio Dantas, o prefeito de São João, Airton Pires praticamente mora em João Pessoa. Enquanto isto, o município fica “ao Deus dará”.

*O deputado federal, Efraim Filho foi escolhido para liderar o Democratas na Câmara dos Deputados. Já está aparecendo mais na mídia nacional. Por outro lado não pode descuidar das suas bases eleitorais. São elas quem garante os votos.

*A vereadora Léa Silva alertou da Tribuna da Câmara Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento humano para o aumento de crianças pedindo esmolas, principalmente à noite.

*O governo federal tem programas para enfrentar essas situações e é preciso que esses programas comecem a funcionar, afirmou.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: