header top bar

José Antonio

section content

Um filho de Cajazeiras no Senado da República

22/12/2014 às 14h32

A cidade de Cajazeiras não ficará órfã no Congresso Nacional; enquanto João Claudino Fernandes se despede da Tribuna do Senado, outro cajazeirense, Raimundo Lira assume o mandato, em definitivo, como primeiro suplente de Vital do Rego Filho, que foi eleito por seus pares para ser ministro do Tribunal de Contas da União.

João Vicente, durante oito anos representou com dignidade o povo do Piauí, mas esteve presente num dos momentos mais importante da vida de nossa cidade, quando defendeu junto ao presidente Lula para que a criação do Curso de Medicina tivesse como sede Cajazeiras. Todos os cajazeirenses sabem e reconhecem o gesto e a magnitude de João Vicente em ter defendido esta causa. A história lhe fará justiça.

Vejo a posse de Raimundo Lira no Senado Federal, para um mandato de quatro anos, como mais um milagre do Padre Rolim. Inúmeras vezes fiquei a meditar quando iria surgir um líder em nossa cidade e que fosse capaz de conquistar um mandato no Congresso Nacional.

Por mais empenho que tenham, os que se dizem “representantes” de Cajazeiras, no parlamento brasileiro e que destinam verbas para obras no município, não é nunca como se fosse um nativo, a quem temos a obrigação de cobrar e exigir o seu empenho e disponibilidade para atender os anseios e pleitos dos cajazeirenses.

Raimundo Lira, quando foi senador, durante o seu mandato visitou a nossa cidade 44 vezes, sim foram 44 vezes que esteve aqui ouvindo, vendo onde os recursos que destinava estavam sendo aplicados e reunindo o povo para discutir e debater sobre quais as obras prioritárias.

Mas porque os 20 milhões de reais que destinou para a urbanização do Açude Grande não foram liberados, além de outros recursos? Tem uma resposta: o município estava inadimplente e isto impedia de receber verbas federais.

Fui testemunha e acompanhei várias visitas do então senador as obras da Escola Técnica Federal, hoje IFPB, entidade que orgulha a nossa cidade pela qualidade dos profissionais que forma e coloca à disposição do mercado de trabalho. Tenho certeza que agora vai ser irmanar para que a escola se torne independente de João Pessoa e possa construir a sede para instalação do Pólo Tecnológico.

Assisti a inauguração da ponte sobre o Rio Piranhas, que tirou do isolamento, em definitivo, a vila do Distrito de Engenheiro Ávidos, que foi construída com recursos conseguidos por Raimundo.

 Acompanhei ainda a sua luta em defesa dos inquilinos desta vila que moram nas casas pertencentes ao DNOCS, depois das ameaças de despejos. Vale lembrar que foi numa destas casas que o senador nasceu no dia 16 de dezembro de 1943.

Nas conversas em que venho tendo ao longo dos últimos dias com este conterrâneo de Boqueirão de Piranhas, senti a sua disposição e determinação em ajudar de forma pujante a sua terra natal e nestes diálogos vem se interessando em saber quais as grandes bandeiras e lutas de nossa cidade.

Brevemente estará em Cajazeiras para abraçar os amigos, rever familiares, andar pelas ruas, visitar o Colégio Diocesano Padre Rolim, onde foi aluno e principalmente para ouvir o povo, as lideranças políticas e os segmentos sociais e a partir daí começar a luta em defesa dos anseios de nossa gente.

João Claudino
Estive na última sexta-feira, dia 12 de dezembro na cidade do Natal, para participar da solenidade de entrega do titulo de Cidadão Natalense, ao empresário João Claudino. Foi uma bela festa, que encantou aos amantes da poesia e da música. Todos os oradores que ocuparam a tribuna as saudações ao homenageado foram em forma de poesias, aboios, repentes e belas canções musicais. Uma festa que fez bem a alma e ao coração. A solenidade foi organizada pelo vereador Aquino Neto e pelo médico Zéilton Fernandes, Luizgomense residente em Natal. 

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: