header top bar

José Anchieta

section content

Uma oportunidade de crescimento

28/03/2014 às 20h16

A decisão do reitor Edilson Amorim de formalizar a adesão da UFCG ao novo modelo proposto pelo MEC para gestão dos hospitais universitários, foi recebida com entusiasmo pelos diversos segmentos da sociedade civil organizada de Cajazeiras, notadamente pelo MAC, que articulou, recentemente, movimento regional em favor dessa tese.

Pois bem, e não poderia ser diferente. Sem querer entrar no mérito das questões de ordem política e ideológica, que envolveram essa discussão em nível de Universidade, a adesão representa uma grande oportunidade de crescimento que surge em Cajazeiras e no Sertão da Paraíba, com a possibilidade de construção de um novo hospital universitário, cujos recursos na ordem de R$ 168 milhões já estariam assegurados pelo governo federal.

Inegavelmente, a construção de um moderno HU em Cajazeiras com 200 leitos, além de representar um salto de qualidade na prestação de serviços médicos, vai fortalecer cada vez mais o nosso núcleo de ensino superior e tecnológico, que tem refletido muito no desenvolvimento econômico e social da região. É um grande investimento que vai, certamente, mudar essa grave realidade da nossa saúde, gerar oportunidades de emprego por concurso público e mais inclusão social.

Quem vive no interior do Estado e precisa dos serviços médicos oferecidos pela rede pública, conhece muito bem as carências e os eternos problemas dessa área, e haverá de reconhecer a importância da luta pela construção de um hospital com atendimentos de alta complexidade.

Na verdade, a construção de um HU em Cajazeiras significa uma intervenção estratégica para consolidação dos cursos de Medicina da UFCG e da Faculdade Santa Maria, bem como todo o pólo de ensino superior, com enormes repercussões positivas em outros setores da economia local e regional.

A sociedade precisa, agora, se manter vigilante e mobilizada para dar suporte à luta do reitor Edilson Amorim junto ao MEC, visando intensificar todos os passos para concretizar essa importante obra. No momento, as coisas estão na intenção e no papel. Muitos caminhos, certamente, ainda deverão ser percorridos. Vamos à luta.

Maranhão e o aeroporto
O ex-governador José Maranhão lamentou muito, durante participação em um programa de rádio local, a não conclusão do aeroporto regional de Cajazeiras, visando sua homologação para receber linhas comerciais. Ele estranhou declarações de setores do governo, comparando o aeroporto a um aeroclube. “Isso é um equívoco muito grande. São coisas totalmente diferentes”, explicou Maranhão, criticando o atual governo estadual que, segundo ele, é insensível ao transporte aéreo, tão necessário ao setor produtivo de Cajazeiras e à população da região, que se utiliza desse serviço.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: