header top bar

Fernando Caldeira

section content

Você vota em quem vota contra você?

28/04/2017 às 10h07 • atualizado em 28/04/2017 às 10h08

O Brasil vive, principalmente, um problema de representação popular. “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, reza nossa Constituição Federal em seu artigo 1º, parágrafo único.

Isso quer dizer que o poder originário, fonte de todos os demais poderes, é do povo. E assim sendo, quando não num referendo ou num plebiscito, diretamente, o povo se manifesta indiretamente pelos representantes que elege nas urnas: Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados e Vereadores.

E aí o problema: os nossos representantes realmente nos representam?

Agora mesmo o país passa por uma quadra política complicada com um Presidente da República que busca implementar políticas que não foram eleitas nos palanques de 2014, como as reformas trabalhista e da previdência. Para isso, conta com uma bancada de deputados federais e senadores aliados no Congresso Nacional.

Mas, se tais reformas não foram ‘eleitas’ nos palanques em que se elegeram nossos representantes, quem na verdade eles estão representando?

A conclusão a que se chega é a de que existe um abismo colossal entre o eleitor e os eleitos. Aquele elege estes sem exigir compromissos claros e bem definidos, e os ‘nossos’ representantes, sem compromissos com quem os elegeram, se compromete com o poder executivo, sempre muito acolhedor e dadivoso.

Por isso é que votamos e tempos depois já estamos a reclamar de nossa representação!

Aí ficamos naquela: o deputado e/ou senador vota quase nunca no que o povo deseja, e sempre no que ‘pede’ o Presidente da República. Em troca, este libera emendas parlamentares com as quais aquele deputado e/ou senador vai para os municípios fazer média com o eleitor dando entrevistas como verdadeiro ”salvador da pátria.”

E o eleitor, que ainda não compreendeu esse jogo político, sequer se lembra de que as obras e serviços conseguidos para seu município com as tais emendas parlamentares, é dinheiro do povo, da população, é dinheiro seu e não dos ‘nossos representantes’, como eles querem fazer crer!

Portanto, fica a pergunta para nossa reflexão: você vota em quem vota contra você?

S O L T A S

*O vereador Marcos Barros apresentou duas propostas interessantes na Câmara Municipal de Cajazeiras: orçamento impositivo limitado e recesso parlamentar apenas uma vez ao ano;

* O deputado Jeová Campos (PSB), me parece, não consegue contabilizar eleitoralmente para si o excelente trabalho parlamentar que desenvolve na ALPB. Tem que aprimorar o marketing!;

* Dra. Paula, Secretária de Saúde de CZ, apesar de excelente médica e figura humana, não está conseguindo a simpatia popular que dela se poderia esperar. Tem que mudar o estilo!;

*Na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, o governador Ricardo Coutinho inaugura o asfaltamento da estrada que liga S.J. de Piranhas e Carrapateira, tirando do isolamento a última cidade paraibana. E com show de Santanna, o cantador.

*Neste domingo, o TREM DAS ONZE entrevista o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Contato: caldeira.fernando@bol.com.br