header top bar

José Antonio

section content

Wilson Braga e o aeroporto de Cajazeiras

31/08/2013 às 20h08

Sobre a luta pela reconquista do aeroporto e das linhas aéreas da cidade de Cajazeiras, quem primeiro teve a preocupação de buscar uma solução foi Wilson Leite Braga, no ano de 1967, portanto há 46 anos, quando ocupou a tribuna da Câmara Federal para falar sobre as preocupações do povo de Cajazeiras com a perda irreparável deste importante serviço.

E Wilson fez uma exposição, com números, dados e informações relevantes para mostrar a necessidade do aumento da pista, como solicitava o Ministério da Aeronáutica para que tivéssemos de volta as linhas aéreas. Eis o pronunciamento de Wilson, em 1967, publicado no Diário do Congresso Nacional, no dia 27 de maio:

Somente 16 anos depois, quando Wilson assumiu o governo do estado da Paraíba, após uma celebre e histórica reunião realizada na Estância Termal de Brejo das Freiras, liderada pelo Rotary Clube de Cajazeiras, ele determinou a ampliação, a reconstrução da estação de passageiros, a mudança do eixo e o asfaltamento do aeroporto em mais uma tentativa de fazer com que a cidade reconquistasse a homologação de seu aeródromo e em seguida o retorno de suas linhas aéreas.

E Cajazeiras recebeu, com uma grande festa, o governador Wilson no dia da inauguração destes melhoramentos, na esperança de uma vitória que se avizinhava, mas infelizmente todos estes serviços e as lutas, naquele tempo, foram em vão.

Muitas foram as idas de Wilson no Ministério da Aeronáutica, que ainda é o donatário do terreno onde existiu o aeroporto, mas a burocracia e as exigências dos órgãos responsáveis contribuíram para o insucesso do pleito dos cajazeirenses.

Para que fique registrado é bom que Cajazeiras saiba o quanto o Wilson Braga lutou pelo nosso aeroporto, enquanto deputado federal e governador, mas assim como Wilson, a cidade espera que um dia este sonho de mais de 50 anos se torne uma realidade.

Wilson, um dos maiores benfeitores desta cidade, como homem público, foi o responsável e quem mais contribuiu para o crescimento da FAFIC, conforme documento produzido pelo Cônego Luiz Gualberto de Andrade e também pela vinda da UFPB para Cajazeiras. Cajazeiras deve muitas honras a este seu grande benfeitor.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: