header top bar

section content

Globo destaca trajetória difícil para família de bebê com Microcefalia em Ipaumirim; Ele acabou morrendo. Vídeo

A mãe só foi transportada para Fortaleza quando já estava em trabalho de parto e teve que viajar mais de 400 kms e a criança perdeu o 1º atendimento.

Por Diário do Sertão

18/02/2016 às 18h41 • atualizado em 24/03/2016 às 22h03

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (18), o recém-nascido Isaac, vítima de uma parada cardiorrespiratória. O menino era natural da cidade de Ipaumirim, estado do Ceará. Aos oito meses de gestação foi que a mãe descobriu que a criança tinha microcefalia. A história de Isaac foi contada pelo programa Bem Estar da Rede Globo.

A dona de Casa, Kelly Sabrina, mãe da criança fazia o pré-nata na Unidade Básica de Saúde em frente a sua casa, na cidade de Ipaumirim, o único do município. Aos quatro meses de gestação ela sentiu os sintomas da zika vírus e ela continuou o pré-natal, mas ninguém pediu uma ultrossonagrafia.

Pais de bebê com microcefalia em Ipaumirim-CE

Por conta própria, a mãe resolveu fazer o exame na rede particular, mas o diagnóstico de Isaac foi muito tarde, somente aos oito meses. Kelly retornou ao atendimento público e foi informada pelo médico para procurar acompanhamento na capital.

A secretária de Saúde de Ipaumirim, Magna Gonçalves disse que a rede de saúde está orientada encaminhar as gestantes à cidade de Fortaleza e reconheceu a dificuldade para conseguir atendimento.

A dona de casa só foi transportada para a cidade de Fortaleza em 29 de outubro do ano passado, quando já estava em trabalho de parto e teve que viajar mais de 400 km em carro comum da prefeitura municipal.

“Durante o percurso eu sentia que Isaac ia descendo, mas voltava ele porque sabia que se nascesse ali morreria”. Revelou a mulher.

O pai da criança Ualisson, que acompanhou a esposa, contou que sentiu muito medo durante a viagem de perder o filho e a mulher. “Foi horrível”, disse emocionado.

Cajazeiras
Em Cajazeiras nasceu uma criança com microcefalia no ano passado também da cidade de Ipaumirim.

Veja reportagem da TV Diário do Sertão!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: