header top bar

section content

SERTÃO: Sem chuvas, praga da lagarta ataca plantação e juazeiro é alvo da destruição

A impressão que a pessoa tem é que tocaram fogo nos juazeiros, tamanho é o estrago feito pelas lagartas.

Por Diário do Sertão

07/03/2016 às 11h10 • atualizado em 07/03/2016 às 11h11

Praga ataca plantações na região do Sertão

Também na região de Cajazeiras, está sendo observado este fenômeno, após cinco anos de invernos irregulares, que é uma enorme infestação de lagartas nos pés de juá, que estão com as folhas secas, em função do ataque de grandiosa quantidade lagartas.

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, João Bosco Oliveira, também ficou impressionado e assustado com a praga da lagarta nos juazeiros, que mesmo depois do inverno e até durante longos períodos de estiagem continuam com suas folhas verdes, ofertando, principalmente sombra para os agricultores e animais nas propriedades.

Ele disse que o sítio Pau d’arco talvez seja a comunidade rural com o maior número de juazeiros da zona rural de Cajazeiras e o que se observa é uma verdadeira destruição das suas folhas, que estão secas e doentes.

A impressão que a pessoa tem é que tocaram fogo nos juazeiros, tamanho é o estrago feito pelas lagartas.

Em conversa com vários agricultores, dentre eles um com 82 anos de idade, é de que nunca tinha visto uma infestação de lagartas nos pés de juá.

Existe uma preocupação entre os agricultores tendo em vista a importância destas plantas para as abelhas e principalmente para os animais, porque suas galhas são cortadas e servem de alimentos para os animais e suas flores para a produção de mel.

O Juazeiro é uma planta apícola, porque produz uma grande quantidade de flores e tem um papel fundamental para produção de mel e sua coleta é uma das atividades dos pequenos agricultores que exploram esta atividade.

Não houve ainda uma manifestação dos órgãos governamentais sobre este terrível fenômeno que vem dizimando a folhagem dos juazeiros.

Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: