header top bar

section content

Governo concede incentivos fiscais para fábrica de aviões inaugurada em Campina Grande

De acordo com o empresário Juan Pinheiro, a Stratus fabricará aeronaves de pequeno porte (dois e quatro lugares) para atender ao mercado nacional, da Europa e dos Estados Unidos.

Por Redação Diário

01/07/2016 às 15h29

O Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (30), termo aditivo com a fábrica de aviões da Stratus Indústria Aeronáutica, por meio do qual concede incentivos fiscais para garantir maior competitividade à empresa. O termo foi assinado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, e o diretor da Stratus, Juan Pinheiro, logo após a inauguração da unidade fabril em Campina Grande. Com a instalação do empreendimento, a Paraíba passa a desenvolver um novo polo industrial e de serviços de manutenção aeronáutica.

De acordo com o empresário Juan Pinheiro, a Stratus fabricará aeronaves de pequeno porte (dois e quatro lugares) para atender ao mercado nacional, da Europa e dos Estados Unidos. “Precisamos ser competitivos comercialmente para atuar no mercado nacional e internacional. Por isso, os incentivos fiscais do Governo do Estado para fabricação das aeronaves e importação de componentes são fundamentais”, destacou Juan Pinheiro. Inicialmente, a empresa investiu R$ 5 milhões para a construção da fábrica localizada no distrito de São José da Mata.

Fabrica de avioes em CG (2)

Em fase de plena operação, a unidade terá capacidade para produzir 50 aeronaves por ano e, para isso, serão construídos ainda dois hangares. O empreendimento empregará até 60 pessoas diretamente e contará com o apoio do Centro de Tecnologia Aeronáutica do Senai para a formação de mão de obra qualificada.

O primeiro modelo fabricado em Campina Grande é um projeto norte-americano e foi executado em parceria com empresa paulista Volato Aeronaves. Hoje, já existem mais de 300 aeronaves como essa em todo o mundo. Entretanto, a Stratus está desenvolvendo um segundo modelo, que segundo Juan Pinheiro, pode ser considerado genuinamente paraibano, pois todos os componentes serão fabricados em Campina Grande, com exceção dos motores e instrumentos.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, ressaltou o potencial da Paraíba para a instalação de novos empreendimentos. “Os empresários acreditam no potencial do nosso Estado, porque a Paraíba, e especialmente Campina Grande, têm centros de excelência para gerar mão de obra qualificada e a fabricação de aeronaves é exemplo disso”, afirmou o secretário, destacando que o Governo do Estado incentivou mais de 260 empresas em 33 municípios desde 2011.

Centro de manutenção aeronáutica – Com a instalação da fábrica de Stratus, Campina Grande também poderá contar com um centro de manutenção aeronáutica. A empresa está realizando o processo de homologação de sua oficina junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com o empresário Juan Pinheiro, já foram cumpridas quatro das cinco etapas do processo.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Buega Gadelha, apontou que a nova fábrica resultará no desenvolvimento de um novo polo tecnológico em Campina Grande. “Estamos mostrando que a inovação é o primeiro sentido da competitividade. É por isso que essa cidade é competitiva, pois cresceu sempre em cima de diferenciais tecnológicos”, frisou.

SECOM

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!