header top bar

section content

Ricardo Coutinho discute avanços na área hídrica e do meio ambiente com representantes do Governo Federal

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta quinta-feira (30), na Granja Santana, de uma reunião para discutir os avanços na área hídrica e do meio ambiente na Paraíba, em especial a ampliação do Programa Água Doce, uma parceria do Governo Federal e Estadual, que pretende implantar e/ou recuperar 93 Sistemas de Dessalinização de água […]

Por Redação Diário

01/07/2016 às 15h36

Ricardo Coutinho discute avanços na área hídrica (foto: SECOM)

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta quinta-feira (30), na Granja Santana, de uma reunião para discutir os avanços na área hídrica e do meio ambiente na Paraíba, em especial a ampliação do Programa Água Doce, uma parceria do Governo Federal e Estadual, que pretende implantar e/ou recuperar 93 Sistemas de Dessalinização de água em várias cidades do Estado.

Participaram da reunião o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Soavinski, o fiscal do convênio do Programa Água Doce do MMA, Samuel Rodrigues, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka e o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

Na ocasião, Ricardo enfatizou que, por meio do Programa Água Doce, o Governo está transformando a realidade de muitas famílias carentes da Paraíba. “O Água Doce é um grande programa em nível nacional e, se for potencializado, trará ainda mais benefícios à população. O impacto de você viabilizar o uso da água através do tratamento adequado desse líquido é algo muito importante”, frisou.

Durante a reunião, o governador ainda reforçou a necessidade da conclusão da transposição do São Francisco. “O Governo precisa concluir as obras do São Francisco. É uma questão de sobrevivência para muitas áreas nordestinas. Já temos cerca de cinco anos sem chuvas frequentes, o que está prejudicando muito o Nordeste”, falou.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano/MMA, Ricardo Soavinski, afirmou que o Governo Federal está trabalhando para que a transposição do São Francisco seja concluída o quanto antes. Ele ainda destacou que veio à Paraíba para inaugurar Sistemas de Dessalinização de água em duas cidades do Estado – Taperoá e Tenório – nesta sexta-feira (30)

“O Água Doce é um projeto em parceria entre os governos e estamos aqui para entregar quatro sistemas de dessalinização que irão beneficiar comunidades de Tenório e Taperoá. Também aproveitamos para conhecer melhor o andamento dos trabalhos na área hídrica no Estado, como barragens, adutoras, bem como também buscamos informações sobre o plano estadual de resíduos sólidos. Percebo que os projetos estão sendo bem executados e por isso fiquei muito satisfeito com a visita. Apesar da crise hídrica que enfrentamos, creio que através do esforço conjunto do Governo Federal e Estadual dias melhores estão por vir”, comentou.

Segundo o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Ferreira, o projeto atende no momento 10 estados brasileiros. “Já temos obras em seis estados do Nordeste, entre eles, a Paraíba. Hoje são 700 obras contratadas de um total de 1.200 que devemos implantar no conjunto dos estados. Com o Água Doce, a gente evita que a população consuma águas contaminadas, dando acesso a água potável, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e de saúde das comunidades da zona rural”, ressaltou.

“Através das Unidades de Dessalinização de água, o líquido é tratado, tornando-se potável e adequado para o consumo dos moradores. No momento, temos sete unidades em funcionamento, beneficiando 1.389 famílias. Dez unidades estão prontas para inauguração e 17 em construção. No total serão 93 no Estado”, disse o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka.

SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: