header top bar

section content

Caravana do Coração: “Acolhimento a crianças no tocante à cardiologia e microcefalia”

Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos; veja!

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

08/07/2016 às 12h50 • atualizado em 08/07/2016 às 17h59

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco,estão realizando mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados.

O público-alvo da caravana é formado por crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Nesta sexta-feira (08), a cidade visitada pelos profissionais de saúde foi Sousa, no Sertão da Paraíba. A secretária de Saúde, Roberta Abath, destacou que a quarta edição da Caravana do Coração possui um formato mais amplo de atendimento.

“Temos um acolhimento integral a crianças e gestantes no tocante à cardiologia e microcefalia, como também no âmbito da saúde geral, como atendimento bucal, nutrição e toda promoção à saúde estão incluídas na Caravana. Contamos com o apoio de outros quatro países e os feitos serão transmitidos para um simpósio que ocorrerá no Japão”, frisou.

Secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath (foto: Charley Garrido)

Secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath (foto: Charley Garrido)

Meta – A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Profissionais de saúde participam da Caravana do Coração em Sousa (foto: Charley Garrido)

Profissionais de saúde participam da Caravana do Coração em Sousa (foto: Charley Garrido)

Novidades – Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto de microcefalia. O CDC dos Estados Unidos trará um pediatra, um neurologista, um oftalmologista, um geneticista e um ultrassonografista. Da Inglaterra, a equipe terá um infectologista e um jornalista. De Portugal, três engenheiros da computação. Do Japão, especialistas de doenças infecciosas, patologia e imagem. Ao todo são cerca de 20 professores e pesquisadores.

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Esta edição da Caravana do Coração está sendo realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!