header top bar

section content

Caravana do Coração: “Acolhimento a crianças no tocante à cardiologia e microcefalia”

Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos; veja!

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

08/07/2016 às 12h50 • atualizado em 08/07/2016 às 17h59

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco,estão realizando mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados.

O público-alvo da caravana é formado por crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Nesta sexta-feira (08), a cidade visitada pelos profissionais de saúde foi Sousa, no Sertão da Paraíba. A secretária de Saúde, Roberta Abath, destacou que a quarta edição da Caravana do Coração possui um formato mais amplo de atendimento.

“Temos um acolhimento integral a crianças e gestantes no tocante à cardiologia e microcefalia, como também no âmbito da saúde geral, como atendimento bucal, nutrição e toda promoção à saúde estão incluídas na Caravana. Contamos com o apoio de outros quatro países e os feitos serão transmitidos para um simpósio que ocorrerá no Japão”, frisou.

Secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath (foto: Charley Garrido)

Secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath (foto: Charley Garrido)

Meta – A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Profissionais de saúde participam da Caravana do Coração em Sousa (foto: Charley Garrido)

Profissionais de saúde participam da Caravana do Coração em Sousa (foto: Charley Garrido)

Novidades – Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto de microcefalia. O CDC dos Estados Unidos trará um pediatra, um neurologista, um oftalmologista, um geneticista e um ultrassonografista. Da Inglaterra, a equipe terá um infectologista e um jornalista. De Portugal, três engenheiros da computação. Do Japão, especialistas de doenças infecciosas, patologia e imagem. Ao todo são cerca de 20 professores e pesquisadores.

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Caravana do Coração realizada na cidade de Sousa (foto: Charley Garrido)

Esta edição da Caravana do Coração está sendo realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

DIÁRIO DO SERTÃO

MERCADO NEGRO

EXCLUSIVO: Padre denuncia que Cajazeiras está repleta de ‘locadoras de armas’: “A polícia sabe” – VÍDEO!

PARABÉNS

VÍDEO: Veja a mais nova música que homenageia a cidade de Cajazeiras nos seus 154 anos de emancipação

AO VIVO

Assista ao Debate de Cajazeiras completo; vários temas foram levantados para melhorar a cidade

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor