header top bar

section content

Ricardo inspeciona obras do Cidade Madura e participa da Caravana do Coração

O governador visitou o Condomínio Cidade Madura de Guarabira, que será o quarto empreendimento feito pelo Governo do Estado, voltado especificamente para idosos

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

15/07/2016 às 16h03

Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho esteve, nesta quinta-feira (14), em Guarabira, onde inspecionou as obras do Condomínio Cidade Madura e, em seguida, visitou a Caravana do Coração, que está de passagem pelo município, realizando consultas, exames cardiológicos e outros atendimentos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

Inicialmente, o governador visitou o Condomínio Cidade Madura de Guarabira, que será o quarto empreendimento feito pelo Governo do Estado, voltado especificamente para idosos. “Acredito que seja o melhor programa de habitabilidade para a pessoa idosa promovido no país. Aqui será um condomínio com 40 casas que dispõem de todos os itens necessários para o bem-estar do idoso. Faz cerca de três meses que assinamos a Ordem de Serviço e quero entregá-lo em doze meses. A obra está em andamento e em breve será inaugurada”, disse Ricardo.

O empreendimento completo possui 40 residências que apresentam área de 46,00m², sendo compostas por terraço, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. No Cidade Madura existe toda a infraestrutura básica de saneamento, rede elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação em blocos intertravados, além de equipamentos como centro de vivência, núcleo de assistência à saúde, horta, praça e outras áreas. O diferencial do condomínio em Guarabira será a implantação da energia solar fotovoltaica.

Caravana do Coração – Logo após, o governador Ricardo Coutinho participou da Caravana do Coração, também em Guarabira, e lembrou que o trabalho desenvolvido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba vem salvando a vida de muitas crianças. “Há alguns anos a Paraíba tinha a chamada fila da morte das crianças cardiopatas. Muitos morriam por não ter direito à assistência adequada. Após a criação da nossa Rede de Cardiologia Pediátrica, a situação mudou pra melhor. Para termos uma idéia, somente nesta edição da Caravana do Coração, já encaminhamos sete crianças para o Hospital Arlinda Marques para fazer cirurgia. No total dos anos, foram mais de 520 cirurgias cardíacas feitas em crianças. A caravana busca detectar e sanar problemas cardíacos. Também é feito o acompanhamento das crianças que foram atendidas em anos anteriores”, revelou.

Ricardo ainda destacou que este ano a caravana está oferecendo atendimento também para crianças com microcefalia. “Um ponto importante a ser lembrado é que nesta edição agregamos o atendimento a crianças com microcefalia, que tem aqui diversos tipos de atendimento e encaminhamentos posteriores a caravana. Esse projeto nos orgulha muito e é uma espécie de salário moral que recebemos ao ver essas crianças tendo acesso digno à saúde”, ressaltou.

Durante a Caravana deste ano, os pacientes têm acesso a até oito atendimentos diferentes nas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Abath, em dez dias de atividades a caravana já atendeu mais de 1.500 pacientes, realizou cerca de 8 mil procedimentos e mais de 4 mil capacitações. “Estamos no décimo primeiro dia de caravana. Quando estávamos no sétimo dia, todas as metas, graças a Deus, já tinham sido batidas. Essa quarta edição da caravana é especial pela possibilidade de mostrarmos ao Brasil e ao mundo um modelo assistencial que pode servir de exemplo. Estamos com cinco países participando junto conosco. É algo muito gratificante fazer parte deste projeto que deixa um rastro de luz por onde passa”, observou.

A nutricionista Dhebora Menezes está sendo voluntária pela primeira vez no projeto. “Decidi participar da Caravana do Coração porque tenho muita vontade de ajudar aqueles que precisam. Minha equipe abraçou o projeto e temos amor por esta caravana”, afirmou.

“Minha filha Isabela tem dois meses e está sendo muito bem tratada pela equipe da Caravana do Coração. Ela passou por vários exames que podem comprovar se a saúde dela está em dia”, disse a dona de casa Lidiane Pereira.

Já Lilian dos Santos é mãe de Júlio César, que tem microcefalia e recebeu assistência no projeto. “Meu filho está com sete meses e fez vários exames hoje graças a caravana. Ele nasceu com microcefalia e precisa de atenção redobrada”, lembrou.

Além de Guarabira, os municípios de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí e Esperança já receberam a caravana. Nos próximos dias a ação vai ser realizada em Mamanguape e Itabaiana.

Secom

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017