header top bar

section content

Ministro do STF revoga prisão de Zé Vieira que poderá voltar ao cargo de prefeito

A reportagem do Diário do Sertão conversou com exclusividade com o advogado Newton Vita, que faz a defesa de Zé Vieira.

Por Campelo Sousa

27/07/2016 às 19h22 • atualizado em 28/07/2016 às 08h19

José Vieira terá que devolver recursos ao município

Uma liminar concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão do Tribunal Regional Federal de Recife (TRF-5), que determinava a prisão e o afastamento de José Vieira (PSC) do cargo de prefeito da cidade de Marizópolis.

O Ministro acolheu os argumentos suscitados pelos advogados e concedeu a medida liminar requerida, aduzindo que “a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal é firme no sentido de que ofende o princípio da presunção de inocência (art. 5º, LVII, da CF) a execução da pena privativa de liberdade antes do trânsito em julgado da sentença condenatória”.

Leia também:
Após afastamento de Zé Vieira, Câmara empossa novo prefeito de Marizópolis

A reportagem do Diário do Sertão conversou com exclusividade com os advogados Newton Vita e Telson Ferreira, eles fazem a defesa de Zé Vieira.

Os advogados interpuseram Habeas corpus, alegando que a decisão do TRF da 5ª Região não poderia ser aplicada antes do julgamento dos embargos, houve ofensa ao princípio constitucional do non reformatio in pejus, além do princípio da presunção de inocência.

“Essa liminar suspende a decisão do TRF. Com essa decisão José Vieira permanece em liberdade e voltará ao cargo de gestor. A câmara municipal será notificada da decisão”, disse o advogado Newton Vita.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: