header top bar

section content

De campeão imbatível a aposentado! Entenda o drama de Zé Aldo deixando o UFC

Entenda o drama de Zé Aldo

Por Campelo Sousa

30/09/2016 às 08h08

Brasileiro José Aldo (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)

José Aldo era o campeão absoluto dos pesos-penas (66 kg) até dezembro de 2015. Ali, no UFC 194, o brasileiro viu o primeiro movimento que colocaria em xeque a sua carreira e que traria meses de intensa dor de cabeça: O fim do status de invencível. Ao perder para Conor McGregor em apenas 13 segundos, o brasileiro viu naquele momento nascer o final de sua carreira…

Indecisão – Após a derrota, Aldo deixou claro que precisaria de um tempo para analisar sua carreira. O motivo era claro. Após anos e anos de viagens, combates e brigas com o UFC, o ex-campeão queria parar, mas não daquela forma. E foi aí que Aldo precisou deixar seu lado lutador de lado para travar uma batalha nos bastidores.

Deixado de molho – Em plena época de revanches no UFC, Aldo bateu o pé e exigiu o seu diteiro de lutar contra o irlandês mais uma vez e tirar a limpo quem seria, de fato, o campeão dos penas. No entanto, o UFC deixou claro que o poder de vendas de Conor faria a diferença e escalou o irlandês para medir força na categoria de cima, a dos leves, contra Rafael dos Anjos (que mais tarde se machucou e foi substituído por Nate Dkiaz).

‘The Notorious’ – Ao mesmo tempo em que Aldo lutava para reaver sua chance, McGregor se tornava a passos largos o maior nome do evento. Aproveitando a brecha deiada por Ronda Rousey, que não luta desde sua derrota em novembro passado, o irlandês tomou de conta de coletivas, eventos, promoções e se tornou sinônimo de venda de pay-per-view.

Prêmio de consolação – Como Conor perdeu para Nate Diaz no primeiro duelo, o que tornou a revanche praticamente inevitável, Aldo foi escalado para enfrentar Frankie Edgar pelo cinturão interino (?!) da categoria dos penas. Algo que, se não resolveu, ao menos acalmou os ânimos do atleta.

Promessas – Enquanto todo este cenário se desenhava, Dana White vinha a público garantir diversas vezes que após enfrentar Nate Diaz pela segunda vez, Conor teria que enfrentar Aldo. Caso não o fizesse, ele deixaria o cinturão vago.

Mentiras – Ao mesmo tempo, Aldo garantiu que conversava com Dana White, que lhe prometeu repetidas vezes que ele enfrentaria Conor e que caso o irlandÊs quisesse fazer alguma luta em outro peso, o brasileiro se tornaria o campeão linear.

Mentiras – Ao mesmo tempo, Aldo garantiu que conversava com Dana White, que lhe prometeu repetidas vezes que ele enfrentaria Conor e que caso o irlandÊs quisesse fazer alguma luta em outro peso, o brasileiro se tornaria o campeão linear.

Negociações – Depois de muita briga nos bastidores, que girava em torno da vontade de Conor de enfrentar Georges St-Pierre, tudo estava certo para que Aldo enfrentasse Pettis no final do ano e o irlandês, por sua vez, abrir mão do cinturão dos penas em busca de nova superluta.

Nova surpresa – Sem ser avisado pelo UFC, Aldo descobriu pelo noticiário que Conor enfrentaria Eddie Alvarez em Nova York pelo cinturão dos leves e que, caso vencesse, aí sim teria que escolher com qual título ficaria.

Gota d’água – Inconformado, Aldo ligou a TV durante a coletiva de imprensa do UFC Nova York e viu o presidente do evento Dana White dizer: “vamos ver”, quando questionado sobre a possibilidade do irlandês ostentar dois títulos ao mesmo tempo. Irritado, o brasileiro rapidamente anunciou sua aposentadoria e pediu para ser liberado do contrato.

Ag. Fight

Recomendado pelo Google: