header top bar

section content

Senador Deca participa de cerimônia da Presidência da República em homenagem as micro e pequenas empresas

Na ocasião, o presidente Michel Temer lançou uma linha de crédito de R$ 30 bilhões com taxa de juros reduzida.

Por Priscila Belmont

06/10/2016 às 10h01 • atualizado em 06/10/2016 às 10h02

Deca, senador do Estado da Paraíba

O senador Deca(PSDB/PB) participou na tarde desta quarta-feira(05), de cerimônia no Palácio do Planalto pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado no dia 5 de outubro. Na ocasião, o presidente Michel Temer lançou uma linha de crédito de R$ 30 bilhões com taxa de juros reduzida para estimular o empreendedorismo no país e ajudar micro e pequenas empresas.

Esses recursos serão disponibilizados a financiamentos de compra de máquinas e para a modernização do segmento, com o objetivo de aumentar a produtividade e retomar a confiança dos consumidores brasileiros nos pequenos negócios. De acordo com a secretaria especial da Micro e Pequena (Sempe), as operações vão envolver taxas de juros mais baixas e condições diferenciadas oferecidas pelos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.

Já no campo das exportações, o secretário da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, assinou um decreto que institui a figura do chamado Operador Logístico para executar ações no exterior no lugar das micro e pequenas empresas. Com a mudança, que visa desburocratizar as ações, os procedimentos de exportação serão feitos por meio do operador e permitirá às empresas de pequeno porte finalizarem seus negócios como se estivessem vendendo no próprio mercado nacional.

Mercado
Segundo dados da Sempe, 52% dos empregos formais no país são gerados por pequenos negócios, que representam atualmente 27% do PIB [Produto Interno Bruno – a soma de todas as riquezas produzidas no país]. O governo avalia que o empreendedorismo vem crescendo no Brasil devido a possuir um mercado consumidor com 100 milhões de pessoas e ter jovens ocupando um percentual de 52% das atividades.

Da Assessoria

Recomendado pelo Google: