header top bar

section content

TRAGÉDIA! Tsunami metereológico atinge mais de 20 cidades brasileiras deixando morte e destruição. VÍDEO

A ventania destruiu casas, telhados e assustou banhistas. Uma criança que estava dentro de um carro foi esmagada por arvores derrubadas pelo temporal.

Por Estagiário

17/10/2016 às 13h00

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que atingiu Balneário Rincão, no Litoral Sul, foi um ‘tsunami meteorológico’. O fenômemo ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Já o tsunami ou maremoto, como o que atingiu o Japão em 2011, ocorre com o deslocamento de uma grande massa de água, geralmente provocado por um abalo sísmico.

Pouco antes das 17h de domingo (16), uma grande onda se formou e atingiu carros e pessoas que estavam na praia da Barra do Torneiro.

Segundo o sargento Cláudio Marcos, ninguém se feriu e as pessoas foram retiradas do mar antes da chegada dos bombeiros. Dois veículos, um Corolla e um Accord, ficaram submersos e foram retirados da água com auxílio de cordas.

Na barra do Rio Araranguá, em Morro dos Conventos, uma onda também arrastou carros e alagou um restaurante, segundo informações da RBS TV.

De acordo com a Defesa Civil, o tsunami meteorológico é “raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas. Não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, que podem gerar uma ressonânica e uma amplificação da onda”.

Santa Catarina já registrou o tsunami meteorológico na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009, segundo a Defesa Civil.

Tsunami meteorológico atingiu estabelecimentos (Foto: Reprodução/RBS TV)

Tsunami meteorológico atingiu estabelecimentos (Foto: Reprodução/RBS TV)

Municípios com estragos
Ao menos 12 municípios tiveram estragos em decorrência das chuvas e vendavais. Em Tubarão, Sul, foi montada uma Sala de Situação para atender a população. Casas foram destelhadas, árvores derrubadas e milhares de unidades ficaram sem energia elétrica.

Em Tubarão, uma menina de 7 anos morreu após árvores atingirem o carro em que estava no bairro São João. Bombeiros retiraram o corpo da criança, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O pai da criança foi hospitalizado em estado de choque.

A Defesa Civil registrou danos em Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Pedras Grandes, Araranguá, Balneário Rincão, Imbituba, Morro da Fumaça, Urussanga, Garopaba, Orleans e Anitápolis.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visitou a região ainda no domingo. Nesta segunda-feira (17) ele permanece no Sul do estado, onde acompanha o levantamento dos danos em todos os municípios afetados.

Moratelli fez contato direto com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. Segundo o secretário, Ramlow comprometeu em auxiliar Santa Catarina caso seja necessário. “Vamos completar o levantamento e assim que tivermos os dados faremos o contato com a Defesa Civil Nacional”, afirmou.

G1

Recomendado pelo Google: