header top bar

section content

INÉDITO: Universidade da Paraíba desenvolve novo tratamento contra Alzheimer. Veja Vídeo

O tratamento é realizado com a ajuda de um aparelho que através de eletrodos estimula a modificação na comunicação do neurônios.

Por Estagiário

03/11/2016 às 13h02 • atualizado em 03/11/2016 às 16h05

Segundo dados trazidos pela reportagem, estima-se que um milhão de pessoas sofram de demência no Brasil, sendo a mais comum o Alzheimer. Além da perda de memória, a doença também afeta o pensamento, a comunicação e o comportamento do paciente, funções estas que são coordenadas por diferentes áreas do cérebro humano.

A universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza uma pesquisa pioneira no Brasil em relação ao tratamento de Alzheimer. O projeto de extensão envolve profissões de fisioterapia, psicologia, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional e biomedicina.

O tratamento é realizado com a ajuda de um aparelho que através de eletrodos estimula os neurônios, assim, induzindo uma modificação na comunicação entre os dois neurônios. A estimulação de corrente continua é aplicada diretamente nas partes do cérebro afetadas pela doença. Os primeiros resultados do estudo já foram publicados em importantes revistas cientificas.

Os pesquisadores deixam claro que ainda não existe a cura para o Alzheimer, porém com o avanço dos tratamentos fica cada vez mais possível evitar o rápido avanço da doença. “Hoje Ainda não existe cura para o Alzheimer, os tratamentos se tratam de adiar a progressividade da doença, melhorando e mantendo por mais tempo a qualidade de vida do paciente e, sobretudo, da família” revelou Bernardino Fernandez Calvo, Professor de Psicologia da UFPB, que estuda a doença de Alzheimer há 18 anos.

DIÁRIO DO SERTÃO com JPB

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan