header top bar

section content

Governo do Estado realiza curso online de Prevenção e Intervenção ao Bullying

O trabalho de conclusão do curso será a elaboração de um Plano de Intervenção ao Bullying, para ser desenvolvido nas escolas em 2017.

Por Diário do Sertão

23/11/2016 às 17h11 • atualizado em 23/11/2016 às 17h13

(Foto ilustrativa)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), está realizando na modalidade à distância o curso “Prevenção e Intervenção ao Bullying: Respeito é bom, Bullying é crime!”.

Trata-se de uma ação do Plano Estadual de “Prevenção e Intervenção ao Bullying”, que está sendo promovido nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). O curso é voltado para profissionais de educação e demais funcionários das escolas da rede estadual de ensino, bem como conselheiros escolares, técnicos das GREs e técnicos da SEE, além de estudantes devidamente matriculados na rede estadual de ensino e pais/mães de estudantes.

Nos módulos propostos já foram abordadas temáticas como histórico do bullying, legislação específica relacionada ao tema, panorama mundial e brasileiro, técnicas de mediação de conflitos, personagens do bullying, características, como identificar possíveis personagens, consequências, estratégia de prevenção e intervenção, o papel da família, da sociedade e do governo.

No módulo VII serão trabalhados temas como “Cyberbullying”, um fenômeno sem rosto, Bullying aluno-professor, Conclusão, Aprimoramento e Inserção do Plano de Intervenção ao Bullying e o Fórum de Encerramento.

O trabalho de conclusão do curso será a elaboração de um Plano de Intervenção ao Bullying, para ser desenvolvido nas escolas em 2017. O curso, além de subsidiar e orientar os participantes, possibilita um olhar mais cuidadoso em relação às “brincadeiras” desenvolvidas no cotidiano escolar, auxiliando o educador na melhor forma de intervir e provocar reflexões junto aos alunos.

O curso teve início em setembro e está previsto para terminar em dezembro. Com nove módulos e uma carga horária de 90h online, cada um dos 982 cursistas inscritos pôde construir sua sistematização de estudos. São ofertados ainda materiais para leitura, fóruns participativos e momentos de partilha reflexiva sobre situações diversas já ocorridas, não apenas no ambiente escolar, mas em sua própria história de vida. A SEE continuará a oferecer o curso em 2017.

Assessoria do governo da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: