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Atendimento online: Procon-PB incentiva adesão de empresas à plataforma de defesa do consumidor

Além da capacitação, 40 empresas paraibanas que lideram as reclamações no Procon-PB foram convidadas para uma reunião com a Senacon.

Por Priscila Belmont

01/12/2016 às 09h32

Procon atende à população

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) promove, nesta quinta-feira (1º), uma capacitação com o objetivo de ampliar, na Paraíba, o acesso à plataforma consumidor.gov, que promove uma comunicação direta entre consumidores e empresas. O evento acontece na sede da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), em João Pessoa, das 14h30 às 16h30.

Além da capacitação, 40 empresas paraibanas que lideram as reclamações no Procon-PB foram convidadas para uma reunião com a Senacon. O encontro tem o objetivo de incentivar a adesão das empresas à plataforma.

O consumidor.gov é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet e ocorre da seguinte forma: Primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. Ele registra sua reclamação e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa, que tem até 10 dias para analisar e responder a questão.

Em seguida, é garantida ao consumidor a chance de, em até 20 dias, comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aqueles que responderam às demandas nos menores prazos, entre outras informações.

À empresa participante é oferecido acesso, de forma direta e gratuita, a um sistema que viabiliza o recebimento e tratamento das reclamações de seus consumidores que eventualmente não foram resolvidas por meio dos seus canais tradicionais de atendimento, evitando que se transformem em litígios administrativos e/ou judiciais.

A superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), Késsia Liliana, ressalta que, ingressar na rede de atendimento online viabilizada pelo consumidor.gov, permite que as empresas também possam se conhecer melhor a partir de dados disponibilizados na plataforma.

É que o site disponibiliza uma base de dados que possibilita aos fornecedores uma análise detalhada dos problemas relativos a seus produtos e serviços, desde a produção, comunicação e distribuição, permitindo a adoção de medidas de aprimoramento e adequação.

Secom

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