header top bar

section content

Deslizamento de pedras deixa 30 famílias fora de casa no Sul do ES

Acidente aconteceu em Mimoso do Sul, nesta quarta-feira (14). Pedras rolaram e destruíram um posto de saúde e sete casas.

Por Henrique

15/12/2016 às 07h06

A área era considerada de risco, e já era monitorada (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O acidente aconteceu por volta das 3h da quarta, no bairro Mangueira. Pedras rolaram e destruíram um posto de saúde e sete casas. Ninguém morreu. O posto de saúde havia sido reformado e voltaria a atender a população nos próximos dias.

A área era considerada de risco e monitorada pela Defesa Civil. “Devido ao forte calor, fissuras na pedra, juntamente com a chuva que cai e infiltra, ocorre esse tipo de deslizamento”, disse o coordenador do órgão, Francinei de Oliveira.

Durante a manhã, uma geóloga fez uma análise do solo para identificar as causas do deslizamento, mas ainda não há resultado.

Moradores
O feirante Sebastião Alves contou que o deslizamento foi um susto. “Foi muito barulho. Nós estávamos até pensando que era um carro que tinha batido perto de casa”, lembrou.

A dona de casa, Sônia de Souza, mora a 1km do local e conseguiu ouvir o barulho. “A gente que mora no Funil, conseguiu ouvir. Então foi muito forte mesmo”, contou.

Uma das pedras parou dentro da residência do autônomo Marcos Oliveira. O quarto e a cozinha ficaram completamente destruídos. Ele e a esposa Rosiana estavam dormindo.

Os dois tiveram ferimentos leves. “A laje caiu em cima. Ela (Rosiana), ficou presa. Os vizinhos nos ajudaram e conseguimos sair com vida”, relatou.

Alojamento e doações
As famílias que moram na região foram orientadas sobre os riscos. Segundo a prefeita Flávia Cysne, as famílias que não tiverem para onde ir, serão alojadas em uma escola da região e futuramente poderão receber o aluguel social.

A prefeitura está recebendo doações de colchões, roupa de cama, e roupas para crianças e adultos. As doações serão recolhidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O atendimento do posto de saúde continua no local que antes era provisório.

G1

Recomendado pelo Google: