header top bar

section content

Hospital de Trauma de Campina Grande implanta projeto Cão Terapeuta

Conhecido por ‘Cãoterapia – o programa permite que cães devidamente treinados passem um tempo junto aos pacientes do hospital.

Por Priscila Belmont

07/03/2017 às 09h58

A pet terapia é uma parceria entre o Hospital de Trauma-CG e o voluntário Bento Souto. (Foto: Reprodução/TV TEM)

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, lança um projeto inédito em hospital na Paraíba: a visita de bichos de estimação às crianças internadas. Conhecido por ‘Cãoterapia – Terapia Assistida por Animais’ o programa permite que cães devidamente treinados passem um tempo junto aos pacientes do hospital. Durante as visitas, além dos tradicionais afagos e brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.

De acordo com o diretor geral do Trauma-CG, Geraldo Medeiros, a unidade hospitalar tem sido pioneira em ações de humanização. “Essa Terapia Assistida por Animais (TAA) é um modelo de humanização hospitalar que nós iniciamos no setor da pediatria que consiste no contato das crianças internadas com um cão treinado para o contato humano, diminuindo o possível desconforto com o ambiente hospitalar”, destacou Geraldo Medeiros.

Para participar das atividades, os animais são submetidos à higienização, dentro do que é exigido pelas normas de controle de infecção hospitalar. Os cães também são vacinados e vermifugados para prevenir a transmissão de doenças. Para serem utilizados nestes trabalhos, os cachorros, além de receberem treinamento e cuidados específicos, devem ser dóceis e carinhosos.

A pet terapia é uma parceria entre o Hospital de Trauma-CG e o voluntário Bento Souto. O projeto Terapia Assistida por Animais acontecerá todas as quartas-feiras, às 8 horas. A terapia com cães e outros animais de estimação não promete a cura de doenças, mas resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes que recebem as visitas.

A prática mostra que o simples contato com o animal já é suficiente para trazer benefícios às pessoas. Os contatos melhoram o sistema imunológico, trazem capacidade motora e fortalecem a autoestima.

No Trauma-CG, o cão será levado aos leitos dos pacientes, exceto os que, por algum motivo se encontrarem em isolamento. Cerca de 20 pacientes deverão ser beneficiados com esta terapia na ala pediátrica.

Secom

Recomendado pelo Google: