header top bar

section content

Governo promove formação inicial do Programa Mente Inovadora

O Programa Mente Inovadora será utilizado durante o ano letivo de 2017 em 40 escolas de Ensinos Fundamental e Médio de João Pessoa e Campina Grande.

Por Priscila Belmont

07/03/2017 às 10h12

Governo da Paraíba promove programa mente inovadora. (Foto Sérgio Cavalcanti)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está promovendo a partir desta segunda-feira (6) até quinta-feira (9) a formação inicial de professores de matemática e coordenadores do Programa Mente Inovadora. Em João Pessoa, a formação é realizada no Centro de Formação de Professores e em Campina Grande na sede da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE).

A formação terá 16h, sendo 4 horas realizadas em cada um dos dias estabelecidos, em turnos distintos (manhã e tarde), nos quais cada professor frequentará no seu horário oposto ao das aulas, para não haver perda de aula nem prejuízo para os alunos. As últimas 4 horas serão de Capacitação Específica, com os professores reunidos por segmento.

O Programa Mente Inovadora será utilizado durante o ano letivo de 2017 em 40 escolas de Ensinos Fundamental e Médio de João Pessoa e Campina Grande. Esta metodologia irá trabalhar desenvolvendo habilidades cognitivas, emocionais e éticas, em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. O programa baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. “A metodologia induz a criança a pensar, ajuda na concentração, na tomada de decisões e cria habilidades de raciocínio lógico, promovendo a educação emocional e social”, explicou a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Marta de Medeiros.

O conceito central do programa é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante – assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.

Durante a formação foram aplicados os seguintes jogos: Hora do Rush; Cartão Vermelho; Connect Four; O Jogo dos 4; Ilha do Tesouro; Wizards; Moonwalk; Gamão e Diamonds.

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan