header top bar

section content

Governo prepara atividades para o Dia Estadual de Combate ao Fumo

A programação começa às 9h e se estende até as 12h, com o objetivo de trabalhar a prevenção do tabagismo.

Por Priscila Belmont

13/03/2017 às 17h35

O Dia Estadual de Combate ao Fumo – celebrado no dia 15 de março.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta terça-feira (14), no Shopping Tambiá, em João Pessoa, diversas atividades em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Fumo – celebrado no dia 15 de março. A programação começa às 9h e se estende até as 12h, com o objetivo de trabalhar a prevenção do tabagismo.

Serão oferecidos testes de Fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e Peak Flow (avalia a capacidade respiratória); aferição de pressão arterial; além de orientações sobre os malefícios do tabagismo, os locais de tratamento disponíveis no Sistema Único de Saúde (Sus), explicações sobre a Lei Anti-Fumo e distribuição de material educativo.

Para a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho, a intenção de promover ações como esta é levar informação para a população, visando uma melhor qualidade de vida e proporcionando ambientes livres do cigarro.

“O Dia Estadual de Combate ao Fumo é mais uma data em que podemos alertar a população para a prevenção do tabagismo, bem como seu tratamento e a proibição do uso do cigarro em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados, conforme a Lei Federal de Anti-Fumo que fortalece a Lei Estadual nº 8958, de 30 de outubro de 2009. É um evento pontual que reafirma o trabalho feito durante todo o ano”, informou.

O cigarro figura como potencializador de doenças crônicas. “Nosso papel é orientar, mostrar que existem maneiras de parar de fumar, oferecer apoio psicológico, para que, consequentemente, o paciente se sinta motivado a procurar ajuda profissional, deixar o vício e mudar de vida”, pontuou Gerlane.

As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Hospital Clementino Fraga; planos de saúde: Cassi, GEAP e AFRAFEP.

Dados – O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta – cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas – seja de fumantes.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, a Paraíba possui hoje 453.546 fumantes (11,5% da população) e, destes, 92.197 estão em João Pessoa.

Em 2014, em todo o Estado, 426 pessoas morreram vítimas de cânceres relacionados ao fumo. Em 2016, este número desceu para 359. Em João Pessoa, 85 pessoas morreram em 2015 em decorrência dos principais cânceres ligados ao fumo. Já em 2016, foram 87 mortes na Capital paraibana.

Cigarro – A nicotina, presente no cigarro, causa dependência e age na região do cérebro cerca de 50 doenças graves estão relacionadas ao tabaco, entre elas: câncer de pulmão, boca, laringe, estômago; leucemia; infarto; bronquite; infecções respiratórias; trombose vascular. A fumaça do cigarro tem mais de 4600 substâncias, entre elas 40 são cancerígenas.

Tratamento – O paciente é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município e, posteriormente, encaminhado ao serviço adequado para sua necessidade. Na Paraíba, existem atualmente 37 Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício em nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

O tratamento nesses locais é mantido pelo Ministério da Saúde, que repassa medicamentos ao Estado. Este, por sua vez, é responsável pela qualificação das equipes, monitoramento do trabalho nos centros e pelo encaminhamento do material enviado pelo Ministério. Os municípios entram com a administração das unidades de saúde.

Referência – Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco, pelo SUS, são: Napoleão Laureano e Instituto Walfredo Guedes (Hospital São Vicente) em João Pessoa e Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba, em Campina Grande.

Secom

Recomendado pelo Google: