header top bar

section content

Oito cidades do Sertão da Paraíba saem do racionamento após chuvas

Determinação foi feita por diretor da Cagepa, que gere o abastecimento. Cidades recebem água dos açudes de Coremas e Mãe D'água.

Por Priscila Belmont

16/03/2017 às 16h56

Açude de Coremas, no Sertão, já chegou a 2,8% do volume total (Foto: Reprodução/TV Paraíba/Arquivo)

Uma determinação temporária da Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) suspendeu o racionamento de água em pelo menos oito cidades do Sertão paraibano. A medida foi tomada depois das altas precipitações de chuvas registradas na região, nas últimas semanas, que melhoraram o nível de água nos reservatórios que abastecem os municípios.

As cidades que vão deixar o racionamento são Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém de Brejo do Cruz e São Bento.

A determinação foi assinada pelo diretor de operação e manutenção da Cagepa, José Mota Victor, nesta terça-feira (14), mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (15).

De acordo com a Cagepa em Pombal, as cidades que estavam em racionamento desde o mês de fevereiro são abastecidas pelos açudes Coremas e Mãe D’água, através dos rios Coremas e Piranhas, por meio de um sistema de captação flutuante. No regime de água adotado, o abastecimento das cidades era suspenso das 5h do sábado até as 5h da segunda-feira. A suspensão é temporária, até segunda ordem da companhia.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), no mês de fevereiro, o açude de Coremas, que tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, estava com apenas 16.338.069, o que corresponde a 2,8% da capacidade total. Neste mês de março, ele está com 20.015.763, que equivale a 3,4%. Em pouco mais de um mês, ele teve uma recarga de 3.677.694 (0,6%).

Já o açude Mãe D’água, que tem capacidade para armazenar até 567.999.136 metros cúbicos de água, estava com apenas 24.552.886, o que corresponde a 4,3%, voltou a este mesmo percentual neste mês de março.

G1

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan